Guerra

Ucrânia pede à China que 'condene a barbárie russa'

A China até agora se recusou a condenar a invasão da Ucrânia. Na sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou seu colega chinês Xi Jinping para "consequências"

Agência France-Presse
postado em 19/03/2022 14:01
 (crédito: Genya SAvilov/AFP)
(crédito: Genya SAvilov/AFP)

As autoridades ucranianas pediram neste sábado (19/3) que a China se junte aos países ocidentais e "condene a barbárie russa" na Ucrânia.

"A China pode ser um elemento importante do sistema de segurança mundial se tomar a decisão certa de apoiar a coalizão de países civilizados e condenar a barbárie russa", afirmou no Twitter Mikhailo Podoliak, assessor da Presidência e membro da delegação que negocia com a Rússia.

A China até agora se recusou a condenar a invasão da Ucrânia. Na sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou seu colega chinês Xi Jinping para "consequências", caso apoie a invasão russa de alguma forma, sem dar detalhes.

Xi garantiu que "a crise ucraniana não é algo que eles gostariam", mas pediu aos EUA e à Otan que mantenham um "diálogo" com a Rússia sobre as "preocupações de segurança" de Moscou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação