Rússia X Ucrânia

"Não somos aceitos porque eles tem medo da Rússia", diz Zelensky sobre Otan

Presidente da Ucrânia disse ainda que qualquer 'compromisso' nas negociações com a Rússia será submetido a referendo na Ucrânia

Agence France-Presse
postado em 21/03/2022 19:05 / atualizado em 21/03/2022 20:36
 (crédito:  STR / UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP)
(crédito: STR / UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP)

Qualquer "compromisso" nas negociações com a Rússia para encerrar o conflito será submetido a um referendo na Ucrânia, disse o presidente Volodimir Zelensky em entrevista à mídia pública regional ucraniana nesta segunda-feira (21/3).

"Eu expliquei a todos os grupos de negociação: quando eles falarem sobre todas essas mudanças (que apareceriam em um possível acordo, ndlr), que podem ser históricas (...), chegaremos a um referendo", disse ele a Suspiln, um portal de informações ucranianas.

"As pessoas terão que decidir sobre algumas formas de compromisso. E (os compromissos) sairão de nossas conversas" com a Rússia, acrescentou.

Zelensky referiu-se à questão-chave da Otan, organização à qual seu país não poderá aderir, como reconheceu recentemente.

"Nós já os entendemos. Não somos aceitos (na Otan), porque eles (seus membros) têm medo da Rússia. Isso é tudo. Precisamos nos acalmar e dizer: 'Ok, outras garantias de segurança serão necessárias'", destacou.

"Há países da Otan que querem ser os garantes da segurança (da Ucrânia) (...), que estão dispostos a fazer tudo o que a Aliança deveria fazer se fôssemos membros. E acho que é um compromisso normal", acrescentou Zelensky.

A Rússia afirma que quer a garantia de que a Ucrânia jamais ingressará na Otan. A organização foi criada para proteger a Europa da ameaça da União Soviética no início da Guerra Fria e depois se expandiu, com a incorporação de novos membros, até as cercanias da Rússia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação