Rússia

Putin assina lei que pune 'informações falsas' sobre ações da Rússia no exterior

O presidente russo promulgou uma lei que pune a divulgação de "informações falsas" sobre a Rússia no exterior

Agence France-Presse
postado em 25/03/2022 18:52 / atualizado em 25/03/2022 18:53
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O presidente russo, Vladimir Putin, promulgou uma lei nesta sexta-feira (25) que pune a divulgação de "informações falsas" sobre as ações da Rússia no exterior com até 15 anos de prisão, mais uma medida de controle de informações sobre a ofensiva na Ucrânia.


A lei, que entrou em vigor com a assinatura presidencial, pune a "divulgação pública de informações deliberadamente falsas com a aparência de informações confiáveis" sobre as "atividades dos órgãos estatais russos fora do território russo".


A pena é aumentada para 15 anos de prisão se a "informação falsa" tiver "provocado consequências graves".


Essa lei complementa a aprovada no início de março, que também prevê até 15 anos de prisão para a publicação de "informações falsas" sobre o exército russo.


Desde o início da ofensiva na Ucrânia em 24 de fevereiro, a Rússia baniu várias mídias locais e estrangeiras e as redes sociais Facebook, Instagram e Twitter de seu território. O grupo americano Meta foi classificado como "extremista".

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação