Guerra na Ucrânia

Erdogan e Zelensky discutem negociações para 'estabelecer a paz'

O presidente da Ucrânia e o da Turquia conversaram sobre as tentativas de fazer as delegações ucraniana e russa de se reunirem em Istambul nesta semana

Agência Estado
postado em 31/03/2022 19:34 / atualizado em 31/03/2022 19:34
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan -  (crédito: AFP (montagem) )
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan - (crédito: AFP (montagem) )

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou nesta quinta-feira, 31, com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, na sequências das tratativas entre as delegações ucraniana e russa que se reuniram em Istambul nesta semana. Segundo comunicado emitido pela comunicação do governo turco, Erdogan afirmou no diálogo que a reunião deu um impulso significativo ao processo para acabar com a guerra e estabelecer a paz.

"Afirmando que achou importante dar alguns sinais para reduzir a tensão após as negociações, Erdogan reiterou sua proposta de reunir Zelensky, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e sediar este encontro na Turquia", aponta o comunicado.

De acordo com a publicação, o ucraniano agradeceu Erdogan por sediar a reunião das delegações ucraniana e russa em Istambul. Já em seu Twitter, Zelensky chamou o homólogo turco de verdadeiro amigo da Ucrânia, e disse que assinalou o "alto nível de organização das negociações" das delegações. Além disso, o ucraniano disse ter concordado em "mais passos para a paz".

Por fim, Zelensky disse ter agradecido pela prontidão da Turquia em se "tornar o garantidor da segurança do nosso estado".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.