Guerra da Ucrânia

Ucrânia diz ter atacado depósito de combustíveis dentro da Rússia

Helicópteros das Forças Armadas da Ucrânia atacaram um depósito de combustíveis em Belgorod, que fica dentro de território russo

Agência Estado
postado em 01/04/2022 10:41 / atualizado em 01/04/2022 10:51
 (crédito: AFP )
(crédito: AFP )

Dois helicópteros das Forças Armadas da Ucrânia atacaram nesta sexta-feira, 1º de abril, um depósito de combustíveis em Belgorod, que fica dentro de território russo, segundo afirmou o prefeito da cidade, Viacheslav Gladkov. A cidade fica a menos de 32 quilômetros da fronteira ucraniana e tem presença de tropas russas, que a utilizam para a entrar no leste da Ucrânia.

De acordo com Gladkov, as aeronaves cruzaram a fronteira em baixa altitude no início da manhã e fizeram o ataque aéreo. Ele disse ainda que dois trabalhadores locais ficaram feridos e moradores deixaram a cidade.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que o presidente russo, Vladimir Putin, já está ciente do episódio, e que o governo está analisando o caso para possíveis respostas.

Peskov disse ainda que o suposto ataque "não cria condições confortáveis para continuar as conversas por um acordo de paz".

A Ucrânia ainda não se manifestou sobre o suposto ataque. Questionado por repórteres, o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitri Kuleba, afirmou que não poderia "nem confirmar, nem negar" o ataque porque não possui todas as informações militares. "Não posso confirmar nem negar a alegação de que a Ucrânia esteve envolvida nisto simplesmente porque não possuo todas as informações militares", disse.

Caso confirmado, este seria o primeiro ataque ucraniano em território russo. COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.