Hollywood /

Will Smith anuncia renúncia à Academia

Ator diz que agressão a Chris Rock, durante a entrega do Oscar, foi "imperdoável" e promete assumir consequências

Correio Braziliense
postado em 02/04/2022 00:01
 (crédito: Reprodução/Internet)
(crédito: Reprodução/Internet)

Will Smith — astro de filmes como Os Bad Boys, Eu sou a lenda, Sete vidas, Independence Day e À procura da felicidade — não é mais membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Cinco dias depois de acertar um tapa no rosto de Chris Rock, após humorista fazer piada sobre sua mulher, na cerimônia de entrega do Oscar, Smith, 53 anos, apresentou sua renúncia, por meio de um comunicado publicado pela revista Variety. "Minhas ações na 94ª exibição dos Prêmios da Academia foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. A lista daqueles que machuquei é extensa e inclui Chris, sua família, muitos de meus amigos queridos, todos os presentes (na cerimônia) e a audiência", escreveu. "Eu traí a confiança da Academia. Privei outros indicados e ganhadores da oportunidade de celebrarem e de serem celebrados por seu extraordinário trabalho."

O ator disse estar com o "coração partido". "Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por sua realizações e permitir que a Academia retome o incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema", explicou Smith. "Portanto, estou renunciando à filiação na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e acatarei quaisquer consequências que o conselho considerar apropriadas. Mudanças levam tempo, e estou comprometido em trabalhar para garantir que eu nunca mais permitirem que a violência se sobreponha à razão." Não ficou claro se Smith devolverá a estatueta recebida no domingo pelo prêmio de melhor ator por sua atuação em King Richard: Criando Campeãs.

Os presentes no teatro Dolby de Hollywood, em Los Angeles, ficaram atônitos quando Smith subiu no palco e deu um tapa em Rock, depois que o comediante fez uma piada sobre a cabeça raspada da esposa do ator. Jada Pinkett Smith sofre de alopecia, uma doença que provoca a queda de cabelo.

Na quarta-feira, Rock quebrou o silêncio e falou sobre o incidente. "Ainda estou processando o que aconteceu", disse o comediante, durante um show lotado em Boston. "Não tenho muito a dizer sobre o que aconteceu, se você veio me ouvir falar sobre isso, eu tenho um show inteiro que escrevi antes deste fim de semana (...) Em algum momento eu vou falar sobre essa merda. E será sério e engraçado", disse.

A Academia informou que uma ação disciplinar foi tomada contra Smith. "A Junta de Governadores iniciou hoje um processo disciplinar contra o Sr. Will Smith por violar o estatuto de conduta da Academia, incluindo contato físico inapropriado, comportamento ameaçador ou abusivo e comprometendo a integridade da Academia", afirma o comunicado. (...) "Na próxima reunião do conselho, em 18 de abril, a Academia tomará medidas disciplinares que podem incluir suspensão, expulsão e outras sanções permitidas por regulamentos e estatutos de conduta", acrescentou, antes do anúncio da renúncia. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação