Malvinas

"Malvinas foram, são e serão argentinas", afirma Alberto Fernández

"Honra aos nossos soldados. Desembarcar nas ilhas foi uma decisão tomada pelas costas do povo. As Malvinas foram, são e serão argentinas. Jamais cederemos em nossas reivindicações", disse o presidente argentino

Agência France-Presse
postado em 02/04/2022 20:03
 (crédito: GABRIEL BOUYS)
(crédito: GABRIEL BOUYS)

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, reivindicou neste sábado (2) a soberania de seu país sobre as Ilhas Malvinas, em poder da Grã-Bretanha, por ocasião do aniversário de 40 anos da guerra de 74 dias perdida pelas tropas mobilizadas durante a última ditadura cívico-militar (1976-1983).

"Honra aos nossos soldados. Desembarcar nas ilhas foi uma decisão tomada pelas costas do povo. As Malvinas foram, são e serão argentinas. Jamais cederemos em nossas reivindicações", disse o presidente no ato central nos jardins do Museu das Malvinas, em Buenos Aires.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, respondeu a Fernández em sua conta no Twitter: "Nesse dia, quarenta anos atrás, a junta militar argentina invadiu e ocupou as ilhas Falkland", como são conhecidas as Malvinas no Reino Unido.

Johnson também agradeceu e lembrou "todos aqueles que lutaram e morreram para libertar essas ilhas e seu povo. Nosso compromisso com eles continua tão firme quanto em 1982".

Dezenas de milhares de pessoas, incluindo ex-combatentes, participaram em cidades de todo a Argentina em cerimônias, vigílias e e marchas à luz de tochas em homenagem aos mortos na guerra nas Ilhas Malvinas. Os combates aéreos, terrestres e navais provocaram as mortes de 649 militares argentinos e 255 britânicos.

Milhares de ativistas de organizações sociais de esquerda organizaram uma passeata em Buenos Aires até a embaixada britânica, com o lema "Repudiamos a agressão imperialista britânica".

A Argentina recorda que as ilhas, herdadas da coroa espanhola depois da independência, foram ocupadas por tropas do Reino Unido em 1833. O governador e os moradores argentinos foram expulsos para o continente. Por sua vez, Londres destaca que quase 100% dos 2.000 habitantes do arquipélago aprovaram a continuidade sob controle britânico em um referendo organizado em 2013.

A votação é o principal argumento do Reino Unido para ignorar uma resolução da ONU de 1965 que reconheceu o conflito pela soberania no Atlântico sul e pediu às duas nações que estabeleçam uma negociação.

A ditadura argentina, então comandada pelo general Leopoldo Galtieri, foi mortalmente ferida pela guerra perdida e em 1983 teve que convocar eleições, que marcaram o retorno da democracia.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação