Confronto

Briga em prisão no Equador termina com ao menos 12 mortos

Nas 65 prisões do Equador, com capacidade para cerca de 30.000 pessoas, há cerca de 39.000 presos (30% de superpopulação), dos quais 15.000 estão sem sentença

Agência France-Presse
postado em 03/04/2022 17:36
 (crédito: Maurenilson Freire/CB/D.A Press)
(crédito: Maurenilson Freire/CB/D.A Press)

Pelo menos 12 pessoas morreram neste domingo em um confronto em uma prisão no Equador, onde no ano passado mais de 320 detentos morreram em várias rebeliões, informou o secretário de Comunicação da Presidência.

A briga no presídio El Turi, na cidade andina de Cuenca (sul), deixou "12 mortos identificados" e "10 feridos atendidos nas brigadas móveis" localizadas fora do presídio, informou a Presidência.

Cerca de 90 detentos foram evacuados do centro penitenciário, acrescentou a pasta.

O ministro do Interior, Patricio Carrillo, disse em entrevista coletiva que a situação "ainda não está controlada" na penitenciária, para a qual foram mobilizados cerca de 800 agentes policiais e das Forças Armadas.

Os confrontos começaram por volta da 01h30 (03h30 de Brasília) no pavilhão de segurança máxima.

Ao meio-dia ainda era possível ver prisioneiros e policiais nos telhados da prisão.

Carrillo assegurou que o confronto ocorreu porque "há uma organização que quer ter poder absoluto dentro do centro" e "há algumas células que se rebelaram".

Nas 65 prisões do Equador, com capacidade para cerca de 30.000 pessoas, há cerca de 39.000 presos (30% de superpopulação), dos quais 15.000 estão sem sentença.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação