LGBT

Assassinatos de pessoas LGBTI ligados a aplicativo de encontros crescem em Medellín

Autoridades alertaram para a onda de violência relacionada ao aplicativo de encontros Grindr, voltado para o público gay

Agence France-Presse
postado em 05/04/2022 23:24 / atualizado em 05/04/2022 23:25
 (crédito: AAMIR QURESHI)
(crédito: AAMIR QURESHI)

Seis pessoas LGBTI foram assassinadas este ano na cidade colombiana de Medellín, um número que supera todos os casos de 2021, alertaram autoridades nesta terça-feira, relacionando a onda de violência ao aplicativo de encontros Grindr, voltado para o público gay.

"É uma situação que vem aumentando. De dois casos no ano passado, este ano temos seis casos, em que as vítimas são jovens da comunidade LGBTI", informou o secretário de segurança de Medellín, José Gerardo Acevedo, em entrevista à Rádio Caracol. “A maioria morreu em casa ou em um hotel, após se conectarem com pessoas estranhas através de redes sociais."

Várias das vítimas haviam marcado encontros por meio do Grindr, voltado para gays, bissexuais e transexuais. "Iremos trabalhar com eles (Grindr) de forma que tenhamos a informação quando houver roubos ou assassinatos" contra as minorias sexuais, informou o prefeito de Medellín, Daniel Quintero.

A prefeitura anunciou a criação de uma equipe especial para esclarecer e enfrentar os ataques contra pessoas LGBTI na cidade, de 2,6 milhões de habitantes. Também ofereceu uma recompensa equivalente a US$ 21.500 para quem fornecer informações que levem aos responsáveis.

Segundo José Gerardo Acevedo, em nenhum dos casos foi usada arma de fogo, e sim "artefatos contundentes", "golpes" e "asfixia mecânica".

De acordo com a ONG Caribe Afirmativo, as vítimas eram homens gays com idade entre 28 e 52 anos, que estavam sozinhos no momento da agressão, em espaços privados e "sem a possibilidade de receberem ajuda". A ONG convocou para a próxima sexta-feira um protesto em frente à sede do Ministério Público em Medellín, segunda maior cidade da Colômbia.

Gays, lésbicas, bissexuais e transexuais são alvos frequentes de agressões no país. Um total de 1,8% dos 36 milhões de adultos colombianos consideram-se parte da população LGBTI, segundo o Departamento Administrativo Nacional de Estatística.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação