RELIGIÃO

Nigeriano ateu é preso por 18 acusações de blasfêmia

Um grupo de muçulmanos apresentou uma petição às autoridades acusando Bala de postar mensagens ofensivas sobre o Islã nas redes sociais

BBC
Ishaq Khalid - Da BBC News em Abuja
postado em 06/04/2022 11:07
AFP - Mubarak Bala renunciou ao Islã em 2014 -
AFP - Mubarak Bala renunciou ao Islã em 2014 -

Um ateu foi condenado a 24 anos de prisão por blasfemar contra o Islã em um tribunal superior no Estado de Kano, no norte da Nigéria.

Murabak Bala, de 37 anos, é presidente da Associação Humanista da Nigéria e está preso de 2020. Ele se declarou culpado de todas as 18 acusações e pediu clemência.

A Nigéria é o país mais populoso da África e a maioria das pessoas é profundamente religiosa. O norte é majoritariamente muçulmano e o sul é majoritariamente cristão.

Kano tem uma população de maioria muçulmana. É um dos 12 estados no norte da Nigéria onde a lei islâmica é praticada juntamente com as leis seculares.

Duas pessoas chegam à corte islâmica em Sokoto, na Nigéria
AFP
Kano é um dos Estados onde a lei islâmica é aplicada

Um grupo de muçulmanos apresentou uma petição às autoridades acusando Bala de postar mensagens ofensivas sobre o Islã nas redes sociais.

Bala poderia ter enfrentado a pena de morte se fosse julgado em um tribunal islâmico.

Especialistas em direitos humanos da ONU e grupos internacionais de direitos humanos condenaram sua detenção e pediram sua libertação.

Bala renunciou à fé islâmica em 2014. Ele chegou a ser levado para um hospital psiquiátrico, mas recebeu alta.

Ele foi preso em 2020 no estado vizinho de Kaduna e transferido para Kano, seu estado natal.


Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC