Guerra na Ucrânia

O que é o Wagner Group, que enviou mercenários russos para guerra na Ucrânia

O Wagner Group entrou em ação pela primeira vez durante a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014, diz professora de conflito,Tracey German

BBC Rússia x Ucrânia
postado em 07/04/2022 09:21 / atualizado em 07/04/2022 09:22
 (crédito: @RSOTM TELEGRAM GROUP)
(crédito: @RSOTM TELEGRAM GROUP)

A inteligência militar britânica diz que 1.000 mercenários da empresa militar privada russa Wagner Group estão sendo enviados para o leste da Ucrânia.

O grupo tem atuado nos últimos 8 anos na Ucrânia, Síria e países africanos, e tem sido repetidamente acusado de crimes de guerra e abusos dos direitos humanos.

Como surgiu o Wagner Group?

Uma investigação da BBC sobre o Wagner Group apontou para o suposto envolvimento de um ex-oficial do exército russo de 51 anos, Dmitri Utkin. Acredita-se que ele tenha fundado o Wagner e dado o nome - seu próprio antigo nome de guerra.

Ele é um veterano das guerras da Chechênia, ex-oficial das forças especiais e tenente-coronel do GRU, o serviço de inteligência militar da Rússia.

O Wagner Group entrou em ação pela primeira vez durante a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014, diz Tracey German, professora de conflito e segurança do King's College de Londres.

"Acredita-se que seus mercenários sejam alguns dos 'homenzinhos verdes' que ocuparam a região", diz ela. "Cerca de 1.000 mercenários apoiaram as milícias pró-Rússia que lutavam pelo controle das regiões de Luhansk e Donetsk.

"Comandar um exército mercenário é contra a constituição russa", acrescenta ela.

"No entanto, Wagner fornece ao governo uma força que é inegável. Wagner pode se envolver no exterior e o Kremlin pode dizer: 'Não temos nada a ver com isso'."

Mapa mostra localização de base do Wagner Group próxima ao Exército russo
BBC
Mapa mostra localização de base do Wagner Group próxima ao Exército russo

Samuel Ramani, membro associado do Royal United Services Institute, diz que o Wagner recruta principalmente veteranos do exército que precisam pagar dívidas: "Eles vêm de áreas rurais onde há poucas outras oportunidades para ganhar dinheiro".

Quem financia o Wagner Group?

Alguns especialistas sugerem que a agência de inteligência militar da Rússia, GRU, secretamente financia e supervisiona o Wagner Group.

Fontes mercenárias disseram à BBC que a base de treinamento deles em Mol'kino, no sul da Rússia, fica ao lado de uma base do exército russo.

A Rússia negou consistentemente que Wagner tenha qualquer conexão com o Estado.

A investigação da BBC que identificou as ligações de Utkin com o Wagner Group também o liga a Yevgeny Prigozhin, o oligarca conhecido como "chef de Putin" - assim chamado porque ele passou de dono de restaurante a fornecedor do Kremlin.

Muitas das empresas de Prigozhin estão atualmente sob sanções dos EUA pelo que chamam de "influência política e econômica maligna em todo o mundo". Eles sempre negaram qualquer ligação com o Grupo Wagner.

Banquete com a presença de Vladimir Putin
Reuters
Uma foto de novembro de 2011 mostra Yevgeny Prigozhin (E) auxiliando Vladimir Putin em um banquete perto de Moscou

Onde o Grupo Wagner operou?

Em 2015, o Wagner Group começou a operar na Síria, lutando ao lado de forças pró-governo e protegendo campos de petróleo.

Atua na Líbia desde 2016, apoiando as forças leais ao general Khalifa Haftar. Acredita-se que até 1.000 mercenários Wagner participaram do avanço de Haftar sobre o governo oficial em Trípoli, em 2019.

Em 2017, o Wagner Group foi convidado para a República Centro-Africana (RCA) para proteger minas de diamantes. Também há relatos de que está trabalhando no Sudão, guardando minas de ouro.

Em 2020, o Tesouro dos EUA disse que o Wagner Group também estava "agindo como uma cobertura" nesses países para as mineradoras de Prigozin, como M Invest e Lobaye Invest - e as colocou sob sanções.

Mais recentemente, o Wagner Group foi convidado pelo governo do Mali, na África Ocidental, para fornecer segurança contra grupos militantes islâmicos. Sua chegada em 2021 influenciou a decisão da França de retirar suas tropas do país.

Samuel Ramani diz que o Wagner Group tem cerca de 5.000 mercenários no total operando em todo o mundo.

Quais crimes Wagner supostamente cometeu?

As Nações Unidas e o governo francês acusaram os mercenários Wagner de cometer estupros e roubos contra civis na República Centro-Africana, e a União Europeia impôs sanções a eles por isso.

Em 2020, os militares dos Estados Unidos acusaram os mercenários de Wagner de terem plantado minas terrestres e outros artefatos explosivos improvisados ??dentro e ao redor da capital líbia, Trípoli.

"O uso imprudente de minas terrestres e armadilhas pelo Wagner Group está prejudicando civis inocentes", disse a contra-almirante Heidi Berg, diretora de inteligência do Comando da África do Exército dos EUA.

O que o Grupo Wagner está fazendo na atual guerra da Ucrânia?

Nas semanas que antecederam a invasão da Ucrânia pela Rússia, acredita-se que os mercenários do Wagner Group realizaram ataques de "bandeira falsa" no leste da Ucrânia para dar à Rússia um pretexto para atacar, diz Tracey German.

Agora, mensagens apareceram nas redes sociais russas recrutando mercenários e convidando-os para "um piquenique na Ucrânia".

No entanto, também há outros grupos mercenários, como o The Hawks.

Candace Rondeaux, professora de estudos russos, eurasianos e do Leste Europeu na Arizona State University, diz que isso pode marcar uma tentativa de se afastar do nome Wagner porque "a marca está manchada".


Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.