O presidente Joe Biden e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, tiveram, ontem, uma conversa "franca" sobre a crise na Ucrânia. O encontro virtual de uma hora se deu em um momento em que Washington se vê frustrado com a posição neutra de Nova Délhi em relação a guerra e não teve o resultado esperado. Segundo a Casa Branca, a reunião foi "afetuosa e produtiva", mas não houve indícios de mudanças significativas rumo a uma postura comum sobre o conflito.
A Índia não impôs sanções pela invasão ao território ucraniano e segue comprando petróleo e gás russo, apesar da pressão de Biden para que os líderes mundiais adotem uma linha dura contra Moscou.
Na reunião, não houve "perguntas concretas e respostas concretas" sobre as importações de energia. Ainda de acordo com a Casa Branca, Modi classificou a situação na Ucrânia como "muito preocupante" e lembrou que a Índia apoia as negociações russo-ucranianas e oferece ajuda médica a Kiev.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.