Acidente

Navio com 750 toneladas de diesel afunda na costa da Tunísia

A ministra do Meio Ambiente, Leila Chikhaoui, entrevistada ao meio-dia na televisão nacional, disse que a situação está "sob controle"

Agence France-Presse
postado em 16/04/2022 15:53
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Um petroleiro, que transportava 750 toneladas de diesel e ia do Egito para Malta, naufragou neste sábado (16) no Golfo de Gabes, na costa sudeste da Tunísia, causando uma grande mobilização para evitar um grande vazamento.

A ministra do Meio Ambiente, Leila Chikhaoui, entrevistada ao meio-dia na televisão nacional, disse que a situação está "sob controle".

Ao mesmo tempo, o seu ministério anunciou em comunicado "a instalação de barreiras antipoluição em volta da área do naufrágio, a bombagem prevista de diesel e a inspeção por mergulhadores do estado do casco" do navio.

"Há vazamentos mínimos que não são visíveis a olho nu (...) então não deve haver uma catástrofe no Golfo de Gabes", disse à AFP Mohamed Karray, porta-voz do tribunal de Gabes, que abriu uma investigação para determinar as causas do acidente.

Nesse mesmo dia, o responsável afirmou à AFP que um petroleiro que transportava 750 toneladas de diesel, em perigo desde a noite anterior, "afundou esta manhã (sábado) em águas territoriais tunisinas".

O petroleiro 'Xelo' (registro IMO 7618272), com 58 metros de comprimento e 9 metros de largura -de acordo com o site Vesseltracker- e que carregava a bandeira da Guiné Equatorial, dirigia-se para a ilha de Malta a partir do porto de Damietta no Egito, segundo o ministério.

Para se proteger das más condições climáticas, o navio pediu para entrar nas águas territoriais da Tunísia na noite de sexta-feira.

Quando estava a cerca de 7 km da costa do Golfo de Gabes, o petroleiro começou a afundar, segundo o ministério. A água penetrou na sala de máquinas, subindo quase dois metros de altura.

As autoridades tunisinas então evacuaram a tripulação, composta por sete pessoas, que estavam a bordo do navio em perigo, acrescentou o ministério.

As autoridades impulsionaram rapidamente “o plano nacional de emergência para a prevenção da poluição marinha, com o objetivo de controlar a situação e prevenir a propagação de poluentes”.

Os ministérios da Defesa, Interior, Transportes e Alfândegas estão trabalhando para evitar “uma catástrofe ambiental marinha na região e limitar as suas repercussões”, assegurou o Ministério do Ambiente.

De acordo com o porta-voz do tribunal, os tripulantes, formados por um capitão georgiano, quatro turcos e dois azerbaijanos, foram "brevemente hospitalizados para um check-up médico e depois alojados em um hotel".

A tripulação está sendo interrogada para entender as razões do naufrágio do navio, acrescentou Karray mais tarde.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação