Conflito

Ao menos 47 mortos no Afeganistão em ataques atribuídos ao Paquistão

Desde que o Talibã assumiu o poder no Afeganistão no ano passado, as tensões nas fronteiras entre os dois países aumentaram

Agence France-Presse
postado em 17/04/2022 12:20
 (crédito: Wakil KOHSAR / AFP)
(crédito: Wakil KOHSAR / AFP)

Os disparos do exército paquistanês no sábado contra o leste do Afeganistão causaram 47 mortos, segundo um novo balanço das autoridades afegãs comunicado neste domingo (17).

"Quarenta e um civis, principalmente mulheres e crianças, morreram (...) em bombardeios aéreos das forças do Paquistão (...) na província de Khost", disse à AFP Shabir Ahmad Osmani, diretor de informação e cultura em Khost.

Duas outras autoridades confirmaram o número de mortos em Khost. Uma autoridade afegã disse no sábado que seis pessoas foram mortas na província de Kunar.

O governo do Talibã afegão alertou o Paquistão no sábado após os ataques na fronteira.

"Estamos aplicando todas as medidas para evitar a repetição [desses ataques] e exigimos que nossa soberania seja respeitada. O lado paquistanês deve saber que, se uma guerra estourar, não será do interesse de nenhuma das partes", alertou o porta-voz do governo, Zabihullah Mujahid.

Desde que o Talibã assumiu o poder no Afeganistão no ano passado, as tensões nas fronteiras entre os dois países aumentaram.

O Paquistão alega que grupos armados como o Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP) realizam ataques no solo afegão através da fronteira.

No entanto, o Talibã afegão nega dar abrigo a militantes paquistaneses e denuncia a cerca que Islamabad está erguendo para proteger os mais de 2.000 quilômetros de fronteira, conhecida como Linha Durand, nome herdado dos tempos coloniais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação