Tragédia

Inundações na África do Sul deixaram 435 mortos, segundo novo balanço

A maioria das vítimas foi registrada na região de Durban, cidade portuária de cerca de 3,9 milhões de habitantes

Agence France-Presse
postado em 21/04/2022 18:07 / atualizado em 21/04/2022 18:10
Membros da comunidade e membros de uma unidade de busca e resgate dos Serviços de Polícia da África do Sul (SAPS) e da busca por um homem de 23 anos desaparecido em KwaNdengezi, a oeste de Durban, em 21 de abril de 2022 - Inundações mortais há mais de uma semana danificaram críticas infra-estrutura nas províncias orientais de KwaZulu-Natal deixando centenas de milhares de pessoas sem água ou eletricidade. -  (crédito: Guillem SARTORIO/AFP)
Membros da comunidade e membros de uma unidade de busca e resgate dos Serviços de Polícia da África do Sul (SAPS) e da busca por um homem de 23 anos desaparecido em KwaNdengezi, a oeste de Durban, em 21 de abril de 2022 - Inundações mortais há mais de uma semana danificaram críticas infra-estrutura nas províncias orientais de KwaZulu-Natal deixando centenas de milhares de pessoas sem água ou eletricidade. - (crédito: Guillem SARTORIO/AFP)

As inundações que assolaram durante uma semana a região da costa leste sul-africana de Durban deixaram 435 mortos, segundo um balanço revisado para baixo, após verificar que algumas pessoas foram assassinadas ou morreram de causas naturais.

"Foi anunciado um balanço de 448 mortos, mas foi reduzido para 435", declarou o ministro da Polícia, Bheki Cele, durante uma coletiva de imprensa transmitida na televisão.

"Os resultados da autópsia em quatro corpos determinaram que as mortes estavam relacionadas com assassinatos porque foram encontrados ferimentos de bala", disse.

"Outras nove pessoas morreram de causas naturais que não estão relacionadas à catástrofe", acrescentou.

A África do Sul sofreu uma semana de fortes chuvas, que causaram inundações e deslizamentos de terra na costa leste. A maioria das vítimas foi registrada na região de Durban, cidade portuária de cerca de 3,9 milhões de habitantes.

As autoridades afirmam que um número indeterminado de pessoas ainda estão desaparecidas, mas as buscas continuam.

A ONG Gift of the Givers, presente no local, garantiu à AFP na terça-feira que recebeu relatos de mais de 230 pessoas desaparecidas.

Mais de 4.000 casas foram destruídas e mais de 13.500 foram danificadas pelas chuvas. Além disso, as chuvas afetaram mais de 600 escolas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação