GUERRA

Zelensky quer encontro com Putin

Correio Braziliense
postado em 24/04/2022 00:01

Um dia após Vladmir Putin comunicar a expansão da invasão à Ucrânia, o presidente Volodymyr Zelensky pediu uma reunião com o líder russo, com o objetivo de "pôr fim à guerra". O anúncio foi feito ontem, durante coletiva de imprensa em uma estação de metrô no centro de Kiev, capital ucraniana. O conflito completa dois meses hoje.

Zelensky expressou o desejo de encerrar o confronto armado e justificou a importância do encontro. De acordo com o presidente, "quem começou a guerra poderá pôr fim nela. Temos uma forma diplomática de fazer isso e uma forma militar. Qualquer pessoa sã escolheria a maneira diplomática", disse.

O líder ucraniano também anunciou a visita de dois secretários norte-americanos a Kiev, para uma reunião a ser realizada hoje. Caso o encontro se confirme, será a primeira visita oficial de membros do governo Biden à Ucrânia, desde a invasão Russa.

No entanto, o presidente da Ucrânia criticou a decisão do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, de ir a Moscou na próxima semana antes de visitar Kiev. "A guerra está na Ucrânia, não há corpos nas ruas de Moscou", afirmou.

Espaço aéreo

Na tarde de ontem, o chanceler turco Meviut Cavusoglu anunciou o fechamento do espaço aéreo do país para todos os voos russos que tenham a Síria como destino. "Fechamos o espaço aéreo aos aviões militares russos e também aos aviões civis, que se dirigem para a Síria", declarou o ministro.

A medida terá duração de três meses e foi apontada como uma resposta da Turquia à investida do Kremlin contra a Ucrânia. De acordo com Cavusoglu, o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, já teria sido comunicado da medida e repassado a informação ao presidente Vladimir Putin.

Conforme avaliação de especialistas, a decisão do governo turco pode complicar o envio da ajuda militar russa ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação