ELEIÇÕES NA FRANÇA

Macron: "Não sou mais de um campo político, sou o presidente de todos"

No primeiro discurso após o resultado do segundo turno das eleições presidenciais da França, neste domingo (24/4), Macron comemorou reeleição e diz querer unir o país

Talita de Souza
postado em 24/04/2022 18:31 / atualizado em 24/04/2022 18:40
Macron, emocionado, chega na festa da vitória da reeleição, em frente à torre Eiffel, em Paris -  (crédito: Thomas COEX / AFP)
Macron, emocionado, chega na festa da vitória da reeleição, em frente à torre Eiffel, em Paris - (crédito: Thomas COEX / AFP)

Após derrotar a candidata de extrema-direita Marine Le Pen no segundo turno das eleições presidenciais da França, o presidente Emmanuel Macron usou o discurso da vitória, na noite deste domingo (24/4), para pacificar a tensão entre o eleitorado francês, que viveu um grande embate entre o centrista e a rival. Em pé, em frente à Torre Eiffel, em Paris, Macron afirmou que governará para “todos e todas”.

“Não sou mais o candidato de um campo [político], mas o presidente de todos e todas”, pontuou. Ele acrescentou que “ninguém será deixado de lado” no próximo mandato de cinco anos, em uma promessa de que iria abordar e trabalhar o descontentamento dos eleitores que escolheram Le Pen ou votaram nele apenas para barrar um governo de extrema-direita.

“Porque cada um de nós conta mais do que apenas a si mesmo. Isso é o que torna o povo francês em uma força tão única, que eu amo tão intensamente e tenho muito orgulho de estar servindo novamente”, declarou.

  • Em festa da vitória, Macron fala com apoiadores e distribui sorrisos Ludovic MARIN / AFP
  • No discurso da vitória, Macron fala que é momento de unir país e que irá ouvir o descontentamento de franceses que não o apoiaram Ludovic MARIN / AFP
  • O presidente do partido Horizontes, Edouard Philippe (no centro), reage com sorissos após a vitória do presidente francês e candidato do partido La Republique en Marche (LREM) à reeleição Emmanuel Macron Ludovic MARIN / AFP
  • Feliz, Macron posa para fotos no discurso da vitória Thomas COEX / AFP
  • Macron e a esposa, Brigitte Macron, celebram e falam com apoiadores na festa da reeleição Thomas COEX / AFP

Até o fechamento das apurações, calcula-se que o presidente terá 58% dos votos dos franceses, contra 42% da líder nacionalista Marien Le Pen, é o que diz a imprensa internacional baseada em projeções de institutos de pesquisas franceses. A vantagem entre os candidatos é menor do que Macron obteve nas eleições de 2017, quando se tornou presidente, pela primeira vez, com 66,1% dos votos.

Le Pen diz sentir esperança e afirma que resultado apertado foi “uma grande vitória”

Pouco antes de Macron se pronunciar sobre o resultado positivo obtido nas eleições, a rival do presidente, Marine Le Pen, reconheceu a derrota nas urnas, mas afirmou estar com esperança de que se abriu um caminho para um outro futuro no país.

“Não posso deixar de sentir alguma esperança. Este resultado constitui, tanto para os nossos dirigentes franceses como para os dirigentes europeus, o testemunho de uma grande desconfiança do povo francês em relação a eles, que não podem ignorar”, declarou.

Ela também afirmou que isso significa “uma grande vitória” e que não acredita que Macron fará um caminho diferente nos próximos cinco anos. “Emmanuel Macron nada fará para reparar as fraturas que dividem nosso país e que fazem nossos compatriotas sofrer”, pontua.

Ela também declarou aos cerca de 42% dos franceses que a apoiaram no pleito que não irá desistir de uma futura candidatura. “Mais do que nunca eu seguirei com meu compromisso junto à França e ao povo francês, com energia, perseverança e afeição”, finaliza.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação