Compra do Twitter

FIJ disse que compra do Twitter por Musk ameaça liberdade de imprensa

A Federação Internacional de Jornalistas considera a compra do Twitter Elon Musk representa uma ameaça à liberdade de imprensa

Agence France-Presse
postado em 26/04/2022 14:44 / atualizado em 26/04/2022 14:46
FIJ considera que compra do Twitter por Musk ameaça liberdade de imprensa -  (crédito:  Olivier DOULIERY / AFP)
FIJ considera que compra do Twitter por Musk ameaça liberdade de imprensa - (crédito: Olivier DOULIERY / AFP)

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), a maior entidade do jornalismo no mundo, considerou nesta terça-feira (26) que a compra do Twitter por parte do bilionário Elon Musk representa uma ameaça à liberdade de imprensa.

A operação, que já obteve sinal verde do conselho de diretores da rede social, "ameaça o pluralismo e a liberdade de imprensa, e cria um terreno fértil para a desinformação", afirmou a Federação, que representa 600 mil jornalistas através de 187 sindicatos e associações de 146 países.

Musk, CEO da montadora de automóveis elétricos Tesla e do grupo aeroespacial Space X, "é conhecido por ter criticado durante muito tempo as políticas de moderação de conteúdo do Twitter e ter pedido inúmeras vezes para que a rede social fosse menos regulada", disse a FIJ em um comunicado.

"A compra do Twitter, que tem mais de 400 milhões de usuários em todo o mundo, significa que agora será propriedade de uma única pessoa ao invés de vários acionistas", enfatizou a federação.

A entidade criticou em particular o desejo de Musk de autenticar os usuários da rede social, por estimar que a ausência do anonimato "prejudicaria gravemente a proteção (...) de muitos jornalistas e fontes de todo o mundo".

A FIJ também teme que uma menor moderação de conteúdo poderia "aumentar a desinformação e ameaçar o jornalismo de qualidade".

O espaço do Twitter deve ser "devidamente moderado, respeitando a liberdade de expressão. É um equilibrio delicado em que qualquer proprietário do Twitter deve ter cuidado", afirmou Anthony Bellanger, secretário-geral da FIJ, em um comunicado.

"Nos preocupa que os planos de Musk para o Twitter vão na direção errada, ao aumentar as oportunidades de ataques aos jornalistas e a ameaça do anonimato para os usuários", completou.


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação