Peru

Prefeito de Lima é destituído de maneira surpreendente

As autoridades eleitorais do Peru destituiram Jorge Muñoz piorando a turbulência política vivida no país

Agence France-Presse
postado em 27/04/2022 15:45 / atualizado em 27/04/2022 15:45
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

As autoridades eleitorais do Peru destituiram de forma surpreendente o prefeito de Lima, Jorge Muñoz, nesta quarta-feira (27), piorando a turbulência política vivida por um país conhecido por destituir frequentemente seus presidentes.

Advogado e político de centro-direita de 60 anos, Muñoz foi destituído sem direito a apelação por ter infrigido a Lei Orgânica de Municipalidade ao integrar simultaneamente o diretório da empresa estatal de água potável de Lima, Sedapal, segundo o Júri Nacional de Eleições, JNE.

"Estabeleço vacância da autoridade municipal", indicou o JNE em sua página na web.

"Agradeço pelas demonstrações de solidariedade nestes momentos difíceis", reagiu o prefeito no Twitter, considerado um potencial candidato presidencial em 2026.

O JNE tomou a decisão após uma denúncia apresentada pelo cidadão Carlos Hinostroza, que pediu em 2021 a destituição do prefeito no Conselho Municipal de Lima, mas este barrou o processo. Ele então recorreu ao Júri Eleitoral.

 


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação