Casa Branca

Biden diz a Obama que planeja concorrer à reeleição em 2024

Segundo interlocutores, o democrata acredita ser o único a poder derrotar Donald Trump. Em 2024, o presidente dos Estados Unidos terá 82 anos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, teria dito a Barack Obama que concorrerá à reeleição em 2024, quando estará com 82 anos. As informações são do site norte-americano The Hill desta terça-feira (19/4).

A admissão ao correligionário Obama, de quem Biden foi vice, reafirma o que Biden disse em coletiva, em Bruxelas, na Bélgica, no mês anterior, que ele teria “muito sorte” de concorrer contra seu rival nas eleições de 2020, o ex-presidente Donald Trump. “[Biden] Quer concorrer e está claramente deixando todo mundo saber”, disse uma das duas fontes familiarizadas com as conversas entre Obama e Biden ao site.

A fonte também disse que Biden, apesar de seus índices de aprovação vacilantes, continua sendo o candidato democrata mais provável para derrotar o republicano. “Acredito que ele pensa ser o único que pode derrotar Trump. Não acredito que ele ache que haja alguém no partido democrata que possa derrotar Trump e esse é o maior fator”, disse. Biden e Obama almoçaram juntos no início deste mês, mas não está claro quando exatamente os dois discutiram sobre 2024.

Biden, de 79 anos, foi o presidente mais velho a assumir o cargo e seria o mais velho a assumir um segundo mandato, se tentar o pleito.

Saiba Mais

Pesquisas eleitorais nos EUA

Uma pesquisa da CNBC divulgada na última semana apontou que apenas 38% dos norte-americanos aprovam o trabalho de Joe Biden, enquanto 53% desaprovam.

Na economia especificamente, o presidente recebe notas mais baixas, com 35% de aprovação e 60% de insatisfação. Uma média FiveThirtyEight de pesquisas recentes coloca o índice de aprovação de Biden em pouco menos de 42%.

Saiba Mais