Estados Unidos

Ex-secretário diz que Trump queria disparos em manifestantes

Correio Braziliense
postado em 03/05/2022 00:01
 (crédito: Mandel Ngan/AFP - 20/5/2020)
(crédito: Mandel Ngan/AFP - 20/5/2020)

Donald Trump descarregou sua fúria contra os manifestantes do lado de fora da Casa Branca, em 2020, dizendo: "Você não pode simplesmente atirar neles?". O relato é do então secretário da Defesa, Mark Esper, em trechos do livro A sacred oath (Um juramento sagrado, em tradução livre).

Esper escreveu que estava sentado no Salão Oval com "o presidente, com o rosto vermelho, e reclamando em voz alta sobre os protestos em Washington" pelo assassinato de um homem negro por parte da polícia. "Você não pode simplesmente atirar neles? Só atirar na perna deles, ou algo assim?", questionou Trump, segundo uma prévia do livro, à qual o site de notícias Axios teve acesso.

Os protestos fizeram parte de uma onda nacional de manifestações após o assassinato de George Floyd, em maio de 2020, pela polícia de Minneapolis. O relato de Esper parece confirmar testemunhos de que Trump defendeu uma intervenção militar para reprimir a revolta social.

Um deles aparece no livro Frankly, we did win this election: The inside story of how Trump lost (Francamente, ganhamos esta eleição: os bastidores da derrota de Trump, em tradução livre), publicado em 2021 por Michael Bender, repórter do The Wall Street Journal. 

Na obra, o jornalista citava fontes, segundo as quais o então chefe do Estado-Maior Conjunto, general Mark Milley, teria tido uma discussão com Trump contra o uso das Forças Armadas, pois o presidente exigia uma resposta mais forte. Segundo Bender, Trump afirmou: "Atire na perna deles — ou talvez no pé... mas seja duro com eles!".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação