Internacional

Bill Gates: 'Não há necessidade de Elon Musk ser legal comigo', diz à BBC

Bill Gates costumava ser a pessoa mais rica do mundo - título que é agora de Elon Musk.

BBC
James Clayton - Repórter de tecnologia
postado em 05/05/2022 10:00 / atualizado em 05/05/2022 10:01
 (crédito: Getty Images)
(crédito: Getty Images)

Em entrevista ao programa Today da BBC, Bill Gates disse que as teorias da conspiração sobre ele são "loucas" e que ser ofendido em público é "horrível".

O fundador da Microsoft também declarou a Mishal Husain, da BBC, que conhecer Jeffrey Epstein foi um "erro" e falou sobre as recentes críticas públicas que Elon Musk fez a ele.

Bill Gates costumava ser a pessoa mais rica do mundo - título que é agora de Elon Musk.

Os dois, no entanto, não se dão muito bem. Na semana passada, Musk acusou Gates de reduzir o número de ações da Tesla que possui — numa suposta estratégia para ganhar dinheiro apostando que uma empresa perderá valor. Musk também postou insultos a Gates no Twitter.

"Não há necessidade de ele ser legal comigo", comentou Gates.

Musk argumentou que vender ações da Tesla, uma empresa que fabrica carros elétricos, mina a filantropia ambiental de Gates.

Questionado especificamente sobre se ele havia apostado contra Tesla, Gates respondeu: "Isso não tem nada a ver com as mudanças climáticas. Tenho maneiras de diversificar [os investimentos]".

Ele se opôs à ideia de que parte da tecnologia usada pela Tesla era prejudicial ao meio ambiente.

"A popularidade dos carros elétricos levará a mais concorrência para vender esses carros. Portanto, há uma diferença entre a adoção de carros elétricos e essas empresas se tornarem infinitamente valiosas."

Musk recentemente teve uma oferta para comprar o Twitter aceita pelo conselho da empresa.

Questionado sobre o que ele achou do acordo, Gates disse: "Acho que o Twitter poderia ser pior. Mas também pode ser melhor... Então, eu prefiro esperar para ver".

Gates tem um interesse particular nas mídias sociais, não apenas porque foi por meio delas que ele ganhou seus bilhões, mas porque se tornou um foco onde se concentram as teorias da conspiração.

Ele tem sido um defensor de vacinas — e injetou bilhões em programas de vacinação em todo o mundo.

Essa proeminência o tornou alvo de alegações bizarras e infundadas de que ele estaria tentando rastrear pessoas através dos imunizantes. Muitas das teorias falsas foram promovidas nas plataformas de mídia social e decolaram durante a pandemia de covid-19.

"De certa forma, você quase tem que rir porque é muito louco", diz Gates.

"Será que eu realmente quero rastrear as pessoas? Eu gasto bilhões em vacinas, eu não ganho dinheiro com elas. Vacinas salvam vidas."

Gates também diz ter sido insultado na rua por teóricos da conspiração.

"Apenas recentemente saí em público, e algumas pessoas gritaram comigo, dizendo que eu as estou rastreando. E isso é uma coisa horrível."

Gates e sua esposa Melinda French Gates anunciaram que estavam se divorciando no ano passado. O casal criou a Fundação Bill & Melinda Gates — uma das maiores organizações de caridade do mundo — e estavam juntos há 27 anos.

"Minha vida é muito diferente. Meus filhos saíram de casa, o último deles saiu para a faculdade há um ano. O divórcio é muito difícil. Foi um ano difícil", diz.

O casamento terminou com relatos de que Gates teve um relacionamento extraconjugal. Em março, Melinda Gates também disse que questionou por que ele havia realizado reuniões com o criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein.

"Não gostei que ele teve reuniões com Jeffrey Epstein. Deixei isso claro para ele", declarou à rede de televisão americana CBS em março.

Questionado sobre as reuniões, Gates descreveu a conversa com Epstein como um "erro".

"Cometi um erro ao me encontrar com Jeffrey Epstein. Talvez os instintos dela [Melinda] sobre isso fossem mais aguçados do que os meus", diz.


Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC