FALSIDADE IDEOLÓGICA

Falso médico que usava palitos de pirulitos como contraceptivo é preso

O homem responderá pelos crimes de usurpação de funções médicas, exercício ilegal da medicina, abortos, documentação falsa, entre outros

Talita de Souza
postado em 05/05/2022 22:08
Daniel López também realizou ecos transvaginais e prescreveu medicamentos sem o conhecimento necessário -  (crédito: William Saab/Reprodução)
Daniel López também realizou ecos transvaginais e prescreveu medicamentos sem o conhecimento necessário - (crédito: William Saab/Reprodução)

Um falso médico que usava palitos de pirulitos como implante subdérmico contraceptivo em mulheres foi preso em Aragua, na Venezuela, no fim de abril. Daniel López, de 38 anos, foi denunciado por mais de 20 mulheres ao Ministério Público venezuelano, o que levou ao pedido e a efetiva prisão pelo Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminais do país.

De acordo com o jornal local Effecto Cocuyo, o órgão de saúde do estado de Aragua não tem registro de Daniel López como médico, no entanto, ele apresentou um suposto título de médico cirurgião da Universidade de Los Andes, localizada em Mérida.

O homem atendeu em clínicas particulares em Maracay e La Victoria, além de um hospital público na região. Ele usou palitos de plástico de pirulitos e também pedaços de cateteres urinários para realizar procedimentos de implantação de contraceptivos subdérmicos.

O implante subdérmico é utilizado por muitas mulheres e incentivado por pastas de saúde do mundo para pessoas com útero que não queiram fazer uma manutenção contínua ou não podem fazê-la por questões financeiras. No Brasil, o implante foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em abril de 2021.

O pequeno bastão de plástico, com quatro centímetros de comprimento, contém miligramas de etonogestrel e é inserido logo abaixo da pele do braço. Lá, ele libera, continuamente e em pequena quantidade, a substância que impede que o óvulo seja liberado do ovário e também altera a secreção do colo do útero, o que dificulta a entrada dos espermatozoides.

Além disso, Daniel López também realizou ecos transvaginais e prescreveu medicamentos sem o conhecimento necessário. O médico cirurgião venezuelano Rafael Chirinos usou a conta do Twitter para revelar que atendeu várias vítimas do falso profissional de saúde e que muitas delas engravidaram, pois acreditavam que estavam protegidas pelo método enganoso inserido por López.

A prisão do médico foi compartilhada pelo procurador-geral da Venezuela, William Saab, nas redes sociais. Ele informou que o homem responderá pelos crimes de usurpação de funções médicas, exercício ilegal da medicina, abortos, documentação falsa, entre outros.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação