PAÍS DE GALES

Como túmulo de Dobby, de Harry Potter, virou problema em praia britânica

Dobby, o elfo doméstico que acompanha Harry e seus amigos desde o segundo livro, "Harry Potter e A Câmara Secreta", morre no último livro, "Harry Potter e as Relíquias da Morte"

BBC
BBC Geral
postado em 06/05/2022 16:44 / atualizado em 06/05/2022 16:54
Dobby é um dos personagens mais queridos do mundo mágico criado por J.K. Rowling -  (crédito: Getty Images)
Dobby é um dos personagens mais queridos do mundo mágico criado por J.K. Rowling - (crédito: Getty Images)

Ele é um dos personagens mais queridos dos livros e filmes de Harry Potter e sua morte, um dos momentos mais dramáticos da saga, mas agora, o problema é seu túmulo.

Dobby, o elfo doméstico que acompanha Harry e seus amigos desde o segundo livro, Harry Potter e A Câmara Secreta, morre no último livro, Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Sua morte foi filmada — como parte dos filmes que trouxeram a história de J.K. Rowling para as telas do cinema — na praia de Freshwater West, em Pembrokeshire, no País de Gales.

E naquele lugar apareceu uma pedra que homenageia Dobby, e depois outra, e depois outra...

Agora, uma enquete encomendada pelo National Trust, a Fundação Nacional para Locais de Interesse Histórico ou Beleza Natural do Reino Unido, pediu opiniões sobre se este tipo de túmulo deve ou não permanecer nesta praia.

Meias

A pesquisa faz 30 perguntas sobre a Freshwater West, administrada pelo National Trust, incluindo questões sobre trânsito, estacionamento e banheiros na área.

Mas também faz duas perguntas sobre o túmulo de Dobby, perguntando se ele deve ser removido ou movido para um "lugar adequado de acesso público, fora do recinto".

Estátua de Dobby em Madri, na Espanha
Getty Images
Dobby é um dos personagens mais queridos do mundo mágico criado por J.K. Rowling

O túmulo consiste principalmente em pedras com mensagens para o elfo doméstico, interpretado pelo ator Toby Jones na série de filmes, mas as pessoas também deixam meias no local.

Na franquia, os elfos domésticos só são liberados da servidão se receberem roupas.

No fim de A Câmara Secreta, Harry Potter garante que Dobby receba uma meia de seus donos, a família Malfoy.

Tributo e beleza

Victoria MacLean, uma fã de Harry Potter da cidade de Neath, disse à BBC que deve haver um consenso sobre o que deve ser deixado no túmulo.

"Deixar uma meia nova é lindo, mas depois de um tempo essa meia provavelmente fica coberta de todo tipo de coisa. Quanto às pedrinhas, algumas pessoas se esforçaram para pintar algumas delas, apenas para homenagear um de seus personagens favoritos, e isso é muito bonito de ver."

Para MacLean, mesmo que as autoridades queiram remover o túmulo, os fãs provavelmente vão buscar outra localidade para construir outro.

"Tem que ter algo que agrade os fãs mantendo a beleza da praia, porque é uma praia incrível."

Pedras em Praia de País de Gales
David Mark Jones
Situação na praia ficou um pouco fora de controle

"Nos últimos anos, vimos um aumento de visitantes que desejam experimentar tudo o que Freshwater West tem a oferecer, incluindo sua bela praia", informou o National Trust no País de Gales.

"Adoramos receber as pessoas no local, mas o aumento do número de visitantes significa que suas instalações e infraestrutura estão sob pressão ainda maior. Queremos que todos tenham uma experiência agradável e segura, ao mesmo tempo que garantimos o cuidado desta paisagem especial para as gerações futuras", acrescentou.

"Um estudo está em andamento para nos ajudar a entender melhor as questões e considerar opções para um futuro sustentável para Freshwater West, que inclui o túmulo de Dobby. Uma das opções que analisamos na pesquisa é transferir o monumento para um local adequado e acessível ao público."

A enquete está aberta até 31 de maio.


Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC