Guerra

Rússia sinaliza planos de anexar região de Kherson na Ucrânia

Assumir o controle de Kherson, uma cidade no sul ucraniano, e grande parte da região circundante no início da guerra foi sem dúvida o ganho mais significativo da Rússia na guerra

Agência Estado
postado em 11/05/2022 12:18
 (crédito:  RONALDO SCHEMIDT)
(crédito: RONALDO SCHEMIDT)

Vice-chefe do governo instalado pela Rússia em Kherson, na Ucrânia, Kirill Stremousov disse que há planos pelo governo local de pedir ao presidente russo, Vladimir Putin, que anexe a região. De acordo com a autoridade a repórteres nesta quarta-feira, 11, porém, não há intenção de criar uma "República Popular de Kherson" semelhante às de Donetsk e Luhansk.

"A cidade de Kherson é a Rússia", disse Stremousov à agência de notícias estatal RIA Novosti. "Não haverá (República Popular de Kherson) no território da região de Kherson, não haverá referendos. Será um decreto baseado em um apelo da liderança regional de Kherson ao presidente russo, e haverá um pedido para incluir a região em uma região adequada da Federação Russa".

Assumir o controle de Kherson, uma cidade no sul ucraniano, e grande parte da região circundante no início da guerra foi sem dúvida o ganho mais significativo da Rússia na guerra.

Autoridades ucranianas especularam que a Rússia planeja realizar um referendo na região para declarar sua independência, semelhante aos que ocorreram nas regiões leste de Donetsk e Luhansk em 2014. Fonte: Associated Press.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.