CHINA

Em uma noite, chinês resolve problema matemático ‘incalculável’

Wei Dongyi conseguiu resolver uma equação que havia perturbado o sono de um time de seis cientistas e pesquisadores com PhD

Jéssica Andrade
postado em 13/05/2022 17:32 / atualizado em 13/05/2022 17:32
Jovem chinês resolve problema de matemática que doutores não conseguiam resolver por meses -  (crédito: Divulgação)
Jovem chinês resolve problema de matemática que doutores não conseguiam resolver por meses - (crédito: Divulgação)

Wei Dongyi, um jovem de 30 anos, tem intrigado uma equipe de pesquisadores com PhD da China. Reconhecido como o novo gênio do momento, ele resolveu — em apenas uma noite — um problema matemático complexo que a equipe passou quatro meses tentando solucionar.

Professor-assistente de matemática na Universidade de Pequim, Dongyi ajudou a criar um complexo modelo matemático com precisão de 96% após o uso de suas equações. O chinês ganhou o apelido de "God Wei" ("Deus Wei", em tradução livre) e ficou conhecido por ser admitido na instituição sem fazer o ‘Gaokao’, o vestibular do país, considerado um dos exames mais difíceis do mundo.

Por seus feitos, o jovem ganhou notoriedade no país e foi convidado para ajudar um grupo especialistas em matemática que passou cerca de 4 meses tentando resolver uma equação. Quando eles já consideravam a conta "indecifrável", Wei forneceu a eles suas próprias fórmulas para a equação.

Ao aplicar o método do jovem, a equipe conquistou uma taxa de aprovação de 96%, segundo o jornal South China Morning Post.

Além de reconhecer a genialidade do rapaz e sua contribuição para a solução do problema, os cientistas quiseram homenageá-lo com um valor financeiro. Dongyi, porém, recusou o dinheiro. "É desnecessário me pagar por um problema tão fácil", declarou o gênio Chinês.

Após a insistência dos pesquisadores para que Wei aceitasse o dinheiro, ele aceitou apenas que seu cartão de transporte fosse recarregado.

Fama pela genialidade

Essa não é a primeira vez que Wei Dongyi chama a atenção da imprensa e conquista admiradores em seu país pela inteligência e humildade. Além de driblar o ‘Gaokao’, que reúne 10 milhões de jovens para disputar 6,6 milhões de vagas, o jovem também foi condecorado com duas medalhas nas olimpíadas de matemática, quando ainda estava no ensino médio.

Além disso, segundo o jornal Shandong Business News, o jovem chinês também já recusou uma oferta de estudar na Universidade de Harvard como Ph.D., com isenção de língua inglesa e apoio de um intérprete.

Para Chen Dayue, reitor da Universidade de Pequim, onde o gênio se graduou em matemática e conquistou o título de PhD, não é uma surpresa que uma pessoa com o histórico e as capacidades de Wei possa resolver uma equação matemática considerada difícil, “pois ele é inteligente e muito focado em todos os projetos nos quais se envolve”.

Um Porta-voz da instituição informou que o jovem, além de humilde, é muito disciplinado e se dedica bastante aos estudos e trabalhos desenvolvidos na universidade, mas faz prefere um estilo de vida simples, sem comidas sofisticadas ou roupas caras.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação