Saúde

Varíola dos macacos: o que se sabe sobre rara infecção viral com mais dois casos na Inglaterra

Sintomas da varíola dos macacos incluem erupção cutânea, febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão

BBC
BBC Geral
postado em 14/05/2022 12:33
 (crédito: Getty Images)
(crédito: Getty Images)

Os indivíduos vivem juntos no mesmo domicílio, mas não estão ligados ao caso anterior anunciado em 7 de maio.

Dos dois novos casos, um estava recebendo atendimento no Hospital St Mary, em Londres, e o outro estava em isolamento, acrescentou a agência.

A varíola dos macacos é uma infecção viral rara da qual a maioria das pessoas se recupera em algumas semanas, segundo o NHS (sistema público de saúde do Reino Unido, o SUS britânico).

Mas pode ser potencialmente séria. Geralmente, começa com sintomas semelhantes aos da gripe e inchaço dos gânglios linfáticos. Posteriormente, progride para uma erupção disseminada no rosto e no corpo.

A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês) anunciou em 7 de maio que uma pessoa que viajou recentemente para a Nigéria havia contraído a infecção.

Escaras nas mãos de uma pessoa de varíola de macaco
Getty Images
Varíola dos macacos causa uma erupção cutânea, que pode ser extremamente pruriginosa, que muda e passa por diferentes estágios antes de finalmente formar uma crosta

Acredita-se que eles contraíram a doença na Nigéria antes de viajar para o Reino Unido.

Colin Brown, diretor de infecção clínica e emergente do UKHSA, disse que os dois novos casos de varíola não estavam ligados ao caso anunciado em 7 de maio.

Partícula do vírus da varíola dos macacos, micrografia eletrônica de transmissão colorida (TEM)
Science Photo Library
Varíola dos macacos pode ser potencialmente séria. Geralmente, começa com sintomas semelhantes aos da gripe e inchaço dos gânglios linfáticos. Posteriormente, progride para uma erupção disseminada no rosto e no corpo

"Embora as investigações continuem em andamento para determinar a fonte da infecção, é importante enfatizar que ela não se espalha facilmente entre as pessoas e requer contato pessoal próximo com uma pessoa sintomática infectada", disse ele.

"O risco geral para o público em geral permanece muito baixo."

Brown disse que a agência estava entrando em contato com "quaisquer amigos, familiares ou contatos em potencial na comunidade", bem como "profissionais de saúde que trataram" dos dois novos casos.

Partícula do vírus da varíola dos macacos, micrografia eletrônica de transmissão colorida (TEM)
Science Photo Library
Os indivíduos vivem juntos, mas não estão vinculados ao caso anunciado em 7 de maio, segundo a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido

Os sintomas iniciais da varíola do macaco incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão.

Uma erupção também pode se desenvolver, que geralmente começa no rosto antes de se espalhar para outras partes do corpo. Em seguida, forma uma crosta que cai.

A Public Health England, a agência de saúde pública do governo britânico, disse que a varíola dos macacos não se espalha facilmente e a maioria dos pacientes se recupera em algumas semanas, mas pode causar doenças graves em algumas pessoas.


Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC