Estados Unidos

Motorista de aplicativo expulsa passageira após falas racistas; veja

O vídeo, gravado por uma câmera instalada no interior do veículo, viralizou nas redes sociais e o motorista chegou a registrar boletim de ocorrência após receber ameaças de um dos passageiros

Camilla Germano
postado em 16/05/2022 19:04 / atualizado em 16/05/2022 19:04
Após as imagens viralizaram, James fez uma publicação agradecendo o apoio que recebeu -  (crédito: Reprodução/Facebook)
Após as imagens viralizaram, James fez uma publicação agradecendo o apoio que recebeu - (crédito: Reprodução/Facebook)

Após escutar falas preconceituosas de uma passageira, um motorista de aplicativo da Pensilvânia, nos Estados Unidos, chamado James W. Bode, decidiu não aceitar a corrida dela e de uma outra pessoa. O vídeo da cena, que ocorreu na última sexta-feira (13/5), viralizou nas redes sociais.

James publicou as imagens, gravadas de dentro do carro, e mostra o momento em que a mulher, identificada como "Jackie" no aplicativo de transporte Lyft, entra no carro e assim que vê James no volante diz: "Você é um cara branco".

Em seguida, James pede para que a mulher repita a frase, ela novamente diz que ele é um homem branco, que é "um cara normal" e que ele "fala inglês".

Jackie pede desculpas na sequência, mas James informa a ela que não vai aceitar a corrida. "É completamente inapropriado, se fosse alguém não branco sentado qual seria a diferença?".

A mulher ainda pergunta se ele está falando sério sobre não aceitar a corrida. James mais uma vez diz que não vai aceitar a corrida e que eles devem descer do veículo, mas o homem que estava fora do carro, chama James de otário e faz ameaças.

James avisa ao homem que estava gravando a cena — e na postagem no Facebook afirma que no carro existem várias sinalizações de gravação — mas os dois seguem a discussão. Ao final do vídeo James afirma que irá chamar a polícia.

Veja as imagens do momento:

Cena viralizou nas redes sociais

Na postagem no Facebook, James conta que fez um boletim de ocorrência, em razão das ameaças feitas contra ele. Ele afirma ainda que se qualquer pessoa o deixar desconfortável, ele tomará a mesma atitude, seja no carro dele ou em outro ambiente.

Após as imagens viralizaram, James fez uma publicação agradecendo o apoio que recebeu. "Eu não deveria ser 'aquele cara' que fez ou disse alguma coisa, todos nós devemos ser essa pessoa. Fale se você estiver desconfortável, porque faz eles se sentirem desconfortáveis, como eles deveriam se sentir".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação