URSS

O lixo que revela o passado em bases nucleares soviéticas

Cada uma dessas bases foi, um dia, o lar de cerca de 140 pessoas. A maior parte era composta de soldados, mas havia também alguns funcionários públicos e suas famílias imediatas

BBC
Chris Baraniuk - Da BBC Future
postado em 20/05/2022 11:39 / atualizado em 20/05/2022 11:42
As pessoas que moravam nas bases deviam conhecer a ameaça da guerra nuclear -  (crédito: Grzegorz Kiarszys)
As pessoas que moravam nas bases deviam conhecer a ameaça da guerra nuclear - (crédito: Grzegorz Kiarszys)

Em uma base militar soviética no meio da floresta na Polônia, a quilômetros da vila mais próxima, a família de um funcionário público passava mais uma manhã de sábado.

As crianças escovaram os dentes rapidamente depois do café da manhã e correram para fora, para brincar de soldados com pistolas de plástico. Seu pai vestiu o uniforme, com o emblema da foice e do martelo brilhando, enquanto sua mãe se sentava para um jogo de xadrez.

Mas eles sabiam que, embaixo dos seus pés, guardadas com o máximo segredo, havia ogivas nucleares, provavelmente muito mais poderosas que as bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki em 1945.

"Os comandantes sabiam muito bem que, para sua saúde psicológica, é muito importante criar uma ilusão de vida pacífica no dia a dia", afirma Grzegorz Kiarszys, arqueólogo da Universidade de Szczecin, na Polônia, que estudou as ruínas e pilhas de lixo em três bases soviéticas de armas nucleares, abandonadas há muito tempo no noroeste da Polônia.

Cada uma dessas bases — Podborsko, Templewo e Brze nica Kolonia — foi, um dia, o lar de cerca de 140 pessoas. A maior parte era composta de soldados, mas havia também alguns funcionários públicos e suas famílias imediatas, que foram autorizadas a viver ali.

Kiarszys observou evidências fotográficas que confirmam a presença dessas famílias, mas foram os materiais impressos e o lixo que elas deixaram para trás que revelaram as visões mais surpreendentes sobre a sua vida na Polônia.

O lixo pode contar muito sobre uma pessoa ou uma comunidade. Seu estudo é chamado de garbologia. Nessas antigas bases isoladas, uniformes antigos permanecem se decompondo junto às folhas, ao lado de embalagens de doces, patos de borracha e telefones de brinquedo. O texto em alguns desses materiais confirma sua data e origem: a União Soviética.

Kiarszys afirma que o lixo das bases soviéticas é "completamente diferente" do que você encontraria em uma lixeira polonesa comum na mesma época. Há sapatos de marca do Ocidente, por exemplo, e brinquedos que poderiam ser peças de Lego - coisas que apenas poucas pessoas, como funcionários soviéticos com acesso a moeda estrangeira, poderiam comprar no regime comunista do bloco oriental.

Os moradores locais do oeste da Polônia sabiam que o exército soviético operava diversas instalações naquela parte do país durante a Guerra Fria, mas somente depois da queda da União Soviética em 1991 é que os poloneses souberam como algumas dessas bases eram usadas para armazenar armas nucleares.

"Por muitos anos, eles nos disseram que não havia armas nucleares no território polonês", afirma Kiarszys. Essas bases escondidas abrigavam um incrível poder de destruição que poderia ter sido lançado durante uma eventual guerra no continente europeu. "A ideia, por si só, era maluca", segundo o pesquisador. "Mas era assim que os generais soviéticos acreditavam que se daria a guerra na Europa."

As imagens mostram as descobertas de Kiarszys.

Bunker
Grzegorz Kiarszys
Interior do bunker da antiga base soviética de Templewo, na Polônia. Não existem plantas dessas bases nos arquivos nacionais da Polônia, de forma que Kiarszys precisou mapeá-las sozinho
Lixo na floresta
Grzegorz Kiarszys
Em uma parte isolada de floresta na Polônia, repousam a céu aberto fragmentos de vidas que um dia eram secretas
Lixo na floresta
Grzegorz Kiarszys
Que tal um jogo de xadrez? Uma peça esquecida há muito tempo entretinha o pessoal militar ou suas famílias
Lixo na floresta
Grzegorz Kiarszys
Os visitantes só acreditaram em Kiarszys quando eles próprios viram o lixo. "Ele realmente mostra o poder da cultura material", segundo ele
Escova de dentes
Mieczyslaw Zuk
A escova de dentes é vermelha para combinar com a estrela? Alguns dos tubos usados de creme dental levam a marca "Fluorodent", em alfabeto cirílico
Uniforme sovietico
Grzegorz Kiarszys
Insígnia com a foice e o martelo afixada a um uniforme soviético
Bota no lixo
Grzegorz Kiarszys
Material militar misturado com lixo comum. "Eles ficavam a vários quilômetros das vilas mais próximas e das guarnições militares maiores", segundo Kiarszys
Trincheiras
Grzegorz Kiarszys
Os soviéticos cavaram trincheiras e túneis em volta das bases, para que fossem usados em caso de defesa
Lixo na floresta
Grzegorz Kiarszys
Armas de brinquedo foram encontradas nas pilhas de lixo. O recipiente de plástico quadrado, que parece ser um frasco de tinta, possui texto em cirílico em alto-relevo
Garrafas de pepsi
Mieczyslaw Zuk
Em 1974, a Pepsi foi o primeiro produto de consumo norte-americano a ser produzido e comercializado na União Soviética
Base desativada
Grzegorz Kiarszys
Kiarszys examinou imagens de satélites e explorou as bases pessoalmente, para melhor entendê-las
Base desativada
Grzegorz Kiarszys
A base de Podborsko agora é aberta ao público, como parte de um museu local
Base desativada
Grzegorz Kiarszys
As outras duas bases estão em condições muito mais precárias. Este é o bunker da base de Brze?nica Kolonia
Lego na floresta
Grzegorz Kiarszys
Forte símbolo de status para as crianças soviéticas, Lego não era acessível para a maioria na Polônia durante a Guerra Fria, embora esta peça possa ser de outra marca
Embalagem de bala
Mieczyslaw Zuk
As datas e o texto das embalagens de alimentos ajudaram a confirmar a origem do lixo
Arvore
Grzegorz Kiarszys
Entalhes na casca de uma árvore. O ano (88) é visível, abaixo de inscrições em alfabeto cirílico
Brinquedos
Mieczyslaw Zuk
Além de armas de brinquedo, existem bonecos de plástico, aviões em miniatura, tanques, telefones e outros brinquedos
Imagem de satelite
Grzegorz Kiarszys
Os soviéticos deixaram vestígios extraordinários da sua atividade na Polônia, como este campo de futebol e pista de corrida na base de Brze?nica Kolonia, longe da vila mais próxima

Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site BBC Future.


Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC