SAÚDE

Varíola dos macacos: o que se sabe sobre a mortalidade da doença

A taxa de letalidade da varíola dos macacos é de algo em torno de 3% a 6%. Existem duas variantes da doença, conhecidas como África Ocidental e África Central — o atual surto de varíola dos macacos tem sido associado à primeira

BBC
BBC Geral
postado em 24/05/2022 18:08 / atualizado em 24/05/2022 18:14
 (crédito: Science Photo Library)
(crédito: Science Photo Library)

A varíola dos macacos é geralmente uma doença branda, de acordo com a OMS, mas casos graves podem ocorrer.

A taxa de letalidade da varíola dos macacos é de algo em torno de 3% a 6%. Existem duas variantes da doença, conhecidas como África Ocidental e África Central — o atual surto de varíola dos macacos tem sido associado à primeira.

"A versão da África Ocidental desse vírus da varíola dos macacos é menos grave do que a da África Central. Portanto, é uma boa notícia, pois espera-se que menos pessoas desenvolvam doenças graves com essa variante", disse à BBC a professora Catherine Bennett, epidemiologista da Universidade Deakin, em Melbourne.

Essa taxa de mortalidade é muito inferior à da varíola humana, que matou dezenas de milhões de pessoas no passado.

A varíola humana tinha duas versões: varíola maior e varíola menor. A maior era a mais mortífera — com mortalidade em 30% dos casos de infecção. A menor causava doenças mais leves e raramente levava à morte.

Algo parecido acontece com a varíola dos macacos, embora com taxas de mortalidade mais baixas.

"A variante da África Ocidental é a mais branda, com mortalidade entre 1% e 10%, e parece ser a que está causando o surto na Europa. A da África Central, por outro lado, é mais virulenta e perigosa e pode matar cerca de 20% dos infectados", acrescenta Bennett.

Sem vacina específica

Embora não haja uma vacina específica para esse vírus, especialistas acreditam que a vacina contra a varíola humana tem alta eficácia, de 85%, porque os dois vírus são bastante parecidos.

A melhor forma de prevenir surtos é com a vacinação: a vacina da varíola humana é capaz de prevenir a ampla maioria dos casos de varíola dos macacos. Drogas antivirais também podem ajudar.

Mas o que tem se observado até agora é que a infecção do vírus da varíola do macaco acaba se curando naturalmente.


Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC