Direitos

Talibã considera 'infundadas' preocupações da ONU sobre direitos das mulheres

O Conselho de Segurança solicitou na terça-feira que os fundamentalistas islâmicos "revertam rapidamente as políticas e práticas que atualmente restringem os direitos humanos e as liberdades fundamentais de mulheres e meninas afegãs"

Agence France-Presse
postado em 27/05/2022 08:55
 (crédito: AREF KARIMI / AFP)
(crédito: AREF KARIMI / AFP)

O Talibã rejeitou nesta sexta-feira (27) o pedido do Conselho de Segurança da ONU para reverter as restrições às mulheres no Afeganistão, chamando as preocupações da comunidade internacional de "infundadas".

O Conselho de Segurança solicitou na terça-feira que os fundamentalistas islâmicos "revertam rapidamente as políticas e práticas que atualmente restringem os direitos humanos e as liberdades fundamentais de mulheres e meninas afegãs", em um comunicado aprovado por unanimidade.

O texto assinado pelos 15 membros do Conselho cita "a imposição de restrições que limitam o acesso das mulheres à educação, ao emprego, à liberdade de movimento e à participação plena, igual e significativa na vida pública".

Em particular, o Conselho de Segurança pede à liderança do Talibã que reabra as escolas para todas as meninas e expressa "profunda preocupação" com a exigência de que as mulheres cubram o rosto em espaços públicos e nas transmissões de televisão.

Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores afegão disse que as preocupações do Conselho de Segurança são "infundadas" e "reafirmou seu compromisso" de garantir os direitos das mulheres afegãs.

"Dado que o povo afegão é predominantemente muçulmano, o governo afegão considera que respeitar (o uso do) hijab islâmico está de acordo com os valores religiosos e culturais da sociedade e com as aspirações da maioria das mulheres afegãs", acrescenta o comunicado.

No início de maio, o líder supremo do Talibã ordenou que as mulheres cobrissem completamente seus corpos e rostos em público, considerando a burca, que deixa apenas uma malha na altura dos olhos, a melhor opção.

As restrições impostas às mulheres afegãs "descrevem um modelo de total segregação de gênero e visam tornar as mulheres invisíveis na sociedade", disse o relator especial da ONU para direitos humanos no Afeganistão, Richard Bennett, na quinta-feira em Cabul.

A comunidade internacional fez do respeito pelos direitos humanos, especialmente das mulheres, um pré-requisito nas negociações de ajuda e reconhecimento do regime islâmico.

As novas restrições confirmam a radicalização do Talibã, que inicialmente tentou mostrar uma face mais moderada do que durante seu governo anterior, entre 1996 e 2001.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação