SAÚDE

Vietnã anuncia 1ª vacina do mundo contra peste suína africana

"A produção da vacina é um momento histórico. Também temos a exportação como objetivo", declarou o vice-ministro da Agricultura

Agência France-Presse
postado em 02/06/2022 09:09
 (crédito:  Nhac NGUYEN / AFP)
(crédito: Nhac NGUYEN / AFP)

Hanói, Vietnã - O Vietnã anunciou, nesta quinta-feira (02/6), que desenvolveu, em colaboração com pesquisadores americanos, a primeira vacina no mundo a ser aplicada em porcos para combater a peste suína africana.

Na sexta-feira, as autoridades vietnamitas devem anunciar a autorização de comercialização da vacina apenas para o Vietnã.

Hanói também espera poder vender a vacina no exterior para ajudar países onde a epidemia está muito presente.

"A produção da vacina é um momento histórico (...). Também temos a exportação como objetivo", declarou o vice-ministro da Agricultura, Phung Duc Tien, na quarta-feira.

"Sua duração de imunidade é de seis meses", acrescentou Tien.

Inofensiva para os seres humanos, mas devastadora para o gado, a peste suína africana foi detectada pela primeira vez no Vietnã em fevereiro de 2019. Desde então, o país teve de sacrificar milhões de animais.

Até agora, não existia vacina comercializada para prevenir esta doença.

Entre janeiro de 2020 e abril de 2022, mais de 1,1 milhão de casos em suínos foram notificados em 35 países, segundo dados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação