Guerra

Bombardeio russo destrói famoso mosteiro no leste da Ucrânia, afirma Kiev

No mosteiro havia cerca de 300 civis, entre eles 60 crianças, que buscavam abrigo dos bombardeios

Agência France Presse
postado em 04/06/2022 16:20
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

A igreja de madeira de um famoso mosteiro ortodoxo do leste da Ucrânia ficou destruída após ser atingida por um novo bombardeio russo, disse neste sábado (4) o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que lembrou que quatro monges haviam morrido em um bombardeio anterior.

"A artilharia russa bombardeou novamente a lavra [estabelecimento monástico ortodoxo] de Sviatohirsk", na região de Donetsk, um dos principais mosteiros ortodoxos da Ucrânia, afirmou Zelensky em uma mensagem acompanhada de vídeo no aplicativo Telegram.

O líder ucraniano lembrou que o estabelecimento religioso já tinha sido atingido esta semana por ataques russos, "que provocaram a morte de quatro monges e deixaram outros quatro feridos".

No mosteiro havia cerca de 300 civis, entre eles 60 crianças, que buscavam abrigo dos bombardeios.

O mosteiro de Sviatohirsk é um dos mais conhecidos da Ucrânia e, antes da guerra, atraía milhares de peregrinos todos os anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação