Crise

ONU teme "onda sem precedentes de fome e miséria" em todo o mundo

Relatório publicado nesta quarta-feira (8/6) aponta que 94 países estão gravemente expostos a crise; são pelo menos 276 milhões de pessoas com algum grau de insegurança alimentar

Thays Martins
postado em 09/06/2022 16:15 / atualizado em 09/06/2022 16:16
No documento, António Guterres, pede a estabilização dos preços recordes de alimentos e combustíveis, a implementação de redes de segurança social e o aumento do apoio financeiro aos países em desenvolvimento -  (crédito: Fotos: AFP)
No documento, António Guterres, pede a estabilização dos preços recordes de alimentos e combustíveis, a implementação de redes de segurança social e o aumento do apoio financeiro aos países em desenvolvimento - (crédito: Fotos: AFP)

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou, nesta quarta-feira (8/6), que a guerra na Ucrânia pode “desencadear uma onda sem precedentes de fome e miséria” em todo o mundo.

A afirmação foi feita durante o lançamento segundo relatório do Global Grupo de Resposta a Crises sobre Alimentos, Energia e Finanças sobre o conflito na Ucrânia. Segundo o relatório, 94 países que abrigam cerca de 1,6 bilhão de pessoas estão gravemente expostos a pelo menos uma das dimensões da crise (finanças, alimentação ou energia) e são incapazes enfrentá-la.  Além disso, depois da África Subsaariana, a América Latina e o Caribe tem o maior número de países que enfrentam aumento nos preços dos alimentos, aumento nos preços da energia e aperto nas finanças, com 19 no total. 

O documento pede a estabilização dos preços recordes de alimentos e combustíveis, a implementação de redes de segurança social e o aumento do apoio financeiro aos países em desenvolvimento. "O relatório de hoje deixa claro que o impacto da guerra na segurança alimentar, energia e finanças é sistêmico, severo e acelerado. Está amplificando as consequências de muitas outras crises que o mundo enfrenta: clima, covid-19 e as graves desigualdades globais nos recursos disponíveis para a recuperação da pandemia", disse.

O secretário-geral destacou a alta dos preços dos alimentos e fertilizantes como sinais do impacto do conflito em todo o mundo. O número de pessoas com insegurança alimentar grave dobrou de 135 milhões antes da pandemia para 276 milhões em apenas dois anos. De acordo com a ONU, os efeitos da guerra podem empurrar esse número para 323 milhões.

Situação no Brasil 

Em complementação ao tema, vale lembrar que nesta quarta, uma pesquisa, do Instituto Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), mostrou que o Brasil tem 33 milhões de pessoas passando fome.  Além disso, 58,7% da população vivem com algum grau de insegurança alimentar. Este é o pior cenário desde a década de 1990. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  António Guterres
    António Guterres Foto: Fotos: AFP
  • A family shares a meal in Yemen with food provided by the UN World Food Programme (WFP).
    A family shares a meal in Yemen with food provided by the UN World Food Programme (WFP). Foto: WFP/Saleh Hayyan
  • 2021. Crédito: Divulgação/ LBV .Caderno Brasília Solidariedade que aplaca fome e frio Imagens: Projeto da LBV arrecada alimentos e agasalhos para doação em regiões que precisam, como na Estrutural
    2021. Crédito: Divulgação/ LBV .Caderno Brasília Solidariedade que aplaca fome e frio Imagens: Projeto da LBV arrecada alimentos e agasalhos para doação em regiões que precisam, como na Estrutural Foto: Divulga??o/ LBV
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação