Diplomacia

Casa Branca confirma viagem de Biden a Israel e à Arábia Saudita em julho

O presidente dos Estados Unidos visitará o Oriente Médio, passando por Israel, à Cisjordânia e à Arábia Saudita

Agência Estado
postado em 14/06/2022 15:05 / atualizado em 14/06/2022 15:07
 (crédito: MARIO TAMA/Getty Images via AFP)
(crédito: MARIO TAMA/Getty Images via AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitará o Oriente Médio entre 13 e 16 de julho, informou a Casa Branca, em comunicado nesta terça-feira. O democrata viajará a Israel, à Cisjordânia e à Arábia Saudita.

Segundo a nota, a viagem começará em Israel, onde Biden participará de encontro com o Conselho de Cooperação do Golfo, além de Egito, Irã e Jordânia.

Na Cisjordânia, o presidente americano se encontrará com a Autoridade Palestina e reforçará apoio à solução de dois estados na região.

Em seguida, Biden irá à Arábia Saudita para discutir uma série de temas, entre eles a cooperação no mercado de energia.

O líder norte-americano tem pressionado os sauditas a ampliarem a produção de petróleo, em um esforço para conter a escalada recente dos preços.

A viagem representa uma mudança de postura de Biden em relação ao reino saudita. Ainda em campanha à presidência, o democrata chegou a chamar o país de "pária", após o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.

Crítico do governo saudita, Khashoggi foi morto enquanto visitava o consulado do país em Istambul, na Turquia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.