Rússia X Ucrânia

Zelensky 'grato' por nova ajuda americana em armamento para a Ucrânia

Zelensky indicou que também se reuniu com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que garantiu no Twitter que apoiaria a Ucrânia "até a vitória final"

Agence France-Presse
postado em 15/06/2022 21:39 / atualizado em 15/06/2022 21:40
 (crédito: Sergei SUPINSKY/AFP)
(crédito: Sergei SUPINSKY/AFP)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu nesta quarta-feira (15/6) a nova ajuda americana em armamento para a Ucrânia anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

"Os Estados Unidos anunciaram um novo apoio em armamento para fortalecer nossa defesa no valor de US$ 1 bilhão", disse Zelensky.

"Sou grato por este apoio, é muito importante para nossa defesa no Donbass."

A remessa inclui artilharia, sistemas de defesa antinavio, munições e sistemas avançados de mísseis que a Ucrânia já está usando, disse Biden.

"Reafirmei meu compromisso de que os Estados Unidos estarão com a Ucrânia na defesa de sua democracia e sua soberania e integridade territorial diante de uma agressão russa não provocada", completou Biden, segundo um comunicado.

Biden também anunciou US$ 225 milhões em assistência humanitária para Kiev. O dinheiro será destinado pra a compra de alimentos, água potável, suprimentos médicos e outros bens essenciais.

A nova ajuda inclui "peças adicionais de artilharia e defesa costeira, bem como munição para peças de artilharia e lançadores de foguetes avançados que os ucranianos precisam para suas operações defensivas no Donbass", concluiu Biden.

"Também sou grato aos Estados Unidos por mobilizar ajuda" de outros países parceiros, acrescentou o presidente ucraniano.

Zelensky especificou que também conversou com o colega norte-americano sobre "a situação tática no terreno e como acelerar" a "vitória" da Ucrânia.

Zelensky indicou que também se reuniu com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que garantiu no Twitter que apoiaria a Ucrânia "até a vitória final".

Em um comunicado, o Pentágono especificou que o material militar inclui especialmente 18 obus com seus veículos de transporte e 36.000 projéteis explosivos, bem como dois lançadores de mísseis antinavio Harpoon destinados à defesa costeira da Ucrânia no Mar do Norte.

Os Estados Unidos também planejam enviar foguetes guiados de precisão para os quatro sistemas Himars prometidos à Ucrânia no início de junho e qued devem chegar ao campo de batalha até o final do mês, segundo um alto funcionário que pediu anonimato e se recusou a especificar o número de foguetes entregues para a Ucrânia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação