Google

Google concorda em pagar por conteúdo da Wikipédia

Relação comercial entre as duas empresas já havia ocorrido, porém agora o google pagará por uma versão aprimorada do serviço

Agence France-Presse
postado em 22/06/2022 17:50
Google pagará por serviços aprimorados da Wikipédia -  (crédito: Lionel BONAVENTURE / AFP)
Google pagará por serviços aprimorados da Wikipédia - (crédito: Lionel BONAVENTURE / AFP)

O Google concordou em pagar à Wikipédia por uma versão aprimorada de seus serviços, em meio a uma crescente tendência de acordos comerciais entre a gigante de tecnologia dos Estados Unidos e outras empresas da internet.

A Fundação Wikimedia, organização beneficente que supervisiona a enciclopédia online, disse que o Google foi o primeiro cliente a pagar sua empresa comercial Wikimedia Enterprise, lançada no ano passado.

Enquanto isso, o serviço será oferecido gratuitamente ao Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos que administra o Wayback Machine, que salva periodicamente capturas de sites e é usado para consertar links da Wikipédia.

"Estamos muito satisfeitos por trabalhar com nossos parceiros de longa data", disse Lane Becker, da Wikimedia, em comunicado na terça-feira.O texto não revelou o valor do contrato com o Google.

A Wikipédia, um dos sites mais visitados do mundo, é de uso gratuito, atualizada por voluntários e depende de doações para se manter ativa. O novo braço comercial não mudará o funcionamento para usuários individuais, observou a fundação.

O Google utiliza material do site para seu "painel de conhecimento", uma barra lateral que acompanha os principais resultados de busca e nem sempre mostra a fonte da informação, o que gerou reclamações da Wikimedia.

Segundo a fundação, seu novo produto oferece aos clientes um "feed de atualizações de conteúdo em tempo real dos projetos da Wikimedia", que vai além do que está disponível ao público.

O serviço foi "projetado para tornar mais fácil para essas entidades embalar e compartilhar conteúdos da Wikimedia", afirmou no comunicado.

O Google já havia financiado a Wikipédia por meio de doações e subsídios anteriormente, mas o novo acordo formaliza o relacionamento comercial entre os dois.

"Durante muito tempo nós apoiamos a Fundação Wikimedia na busca por nossos objetivos compartilhados de expandir o conhecimento e o acesso das pessoas à informação por todos os lados", afirmou Tim Palmer, do Google.

O Google há muito tempo tem relações conturbadas com outros sites. Até já tentou criar um concorrente da Wikipédia chamado Knol, embora o empreendimento tenha falhado.

Mas a empresa mudou de rumo nos últimos anos e está cada vez mais fechando acordos, principalmente com empresas de mídia.

Os reguladores franceses e o Google encerraram na terça-feira uma disputa de anos ao definirem um marco para que a empresa americana pague os veículos de comunicação por seus conteúdos.

O Google afirmou que já chegou a acordos com centenas de veículos de comunicação em toda a Europa, incluindo a Agence France-Presse (AFP).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação