África do SUl

Polícia investiga mortes misteriosas de 21 jovens

Correio Braziliense
postado em 27/06/2022 00:01

A morte de pelo menos 21 jovens em um bar noturno em Scenery Park, periferia da cidade sul-africana de East London, está sendo analisada pela polícia local. "Ainda estamos investigando as causas dessas mortes", disse um porta-voz da polícia provincial, general Thembinkosi Kinana.

Embora ainda não exista confirmação sobre o número exato ou idade das vítimas, o governo provincial de Cabo Oriental informou se tratar de oito meninas e 13 meninos.

Segundo informações da Agência France-Presse, altos funcionários do Estado se deslocaram para a cidade. Entre eles, o ministro da Polícia Nacional Bheki Cele. "É uma cena terrível", disse a repórteres. "Eles são muito jovens. Alguns têm apenas 13 ou 14 anos", completou.

"Temos um filho que estava lá e morreu no local", disseram os pais de um menino de 17 anos. "Nós nunca pensamos que ele morreria dessa maneira. Era um menino humilde e respeitoso", desabafou Ntombizonke Mgangala, que aguardava pelo corpo do filho no necrotério da cidade.

A causa das mortes também intriga as autoridades, já que as vítimas não teriam ferimentos visíveis. Por esse motivo, um responsável pelo departamento de Segurança e Comunidade da província de Cabo Oriental, Unathi Binqose, descartou a possibilidade de uma briga.

"É difícil acreditar que seja uma briga porque não há sinais visíveis de ferimentos nos mortos", disse Binqose à AFP. Um jornal local destacou a existência de "corpos espalhados em mesas, cadeiras e no chão, sem sinais evidentes de ferimentos".

Nas redes sociais, usuários mencionaram a possibilidade de intoxicação por gás ou um envenenamento coletivo.

No país, a venda de bebidas nas tabernas conhecidas como shebeens é restrita a pessoas com mais de 18 anos. As autoridades estudam a possibilidade de rever as regras de concessão de licenças para a venda de álcool.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags