Chefe de estado

Putin anuncia primeira viagem desde o início da guerra na Ucrânia

A última viagem ao exterior do presidente russo aconteceu em 4 e 5 de fevereiro, quando visitou a China para uma reunião

Agência France-Presse
postado em 27/06/2022 08:56
 (crédito:  Mikhail Metzel / Sputnik / AFP)
(crédito: Mikhail Metzel / Sputnik / AFP)

Moscou, Rússia- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, vai fazer sua primeira viagem ao exterior desde o início da ofensiva contra a Ucrânia (no fim de fevereiro), com uma visita na terça-feira (27/6) ao Tadjiquistão, uma ex-república soviética da Ásia central.

"Está prevista para terça-feira uma visita de trabalho do presidente Putin ao Tadjiquistão", anunciou o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.

O chefe de Estado russo também tem uma visita agendada para quarta-feira (29/6) ao Turcomenistão para participar em uma reunião de cúpula dos países do Mar Cáspio.

A última viagem ao exterior do presidente russo aconteceu em 4 e 5 de fevereiro, quando visitou a China para uma reunião com colega Xi Jinping por ocasião da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Pouco mais de duas semanas depois, ele determinou o início da operação de seu país na Ucrânia, após meses de tensão e apesar dos esforços diplomáticos para impedir um ataque de Moscou.

Desde então, Putin não fez nenhuma viagem, nem para visitar o aliado mais próximo, o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, que visitou diversas vezes a Rússia.

Durante a pandemia de covid, Putin permaneceu em uma bolha sanitária muito rígida e viajou apenas três vezes ao exterior entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2022.

Em junho de 2021 ele se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em Genebra, com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi em Nova Délhi em dezembro de 2021 e depois com Xi em Pequim em fevereiro de 2022.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação