ÁFRICA DO SUL

Rara cobra marrom de duas cabeças é resgatada na África do Sul

O réptil, da espécie 'Dasypeltis inornata', se alimenta de ovos e foi encontrada em um quintal e resgatada por Nick Evans, ativista pela preservação de répteis e anfíbios

Correio Braziliense
postado em 30/06/2022 19:53 / atualizado em 30/06/2022 19:54
A cobra rara, da espécie Dasypeltis inornata, é comedora de ovos e tem cerca de 30 centímetros de comprimento -  (crédito:  Reprodução/Twitter/@NickEvansKZN)
A cobra rara, da espécie Dasypeltis inornata, é comedora de ovos e tem cerca de 30 centímetros de comprimento - (crédito: Reprodução/Twitter/@NickEvansKZN)

No começo deste mês, um morador de Ndwedwe, na África do Sul, se deparou com uma cobra marrom no jardim de casa. A surpresa veio quando o homem foi tentar resgatá-la: o réptil tinha duas cabeças. Em seguida, o morador foi atrás do especialista Nick Evans — famoso ativista pela preservação de répteis e anfíbios na África do Sul. Nick fundou a KZN Amphibian & Reptile Conservation (que atua na preservação deste tipo de animal) e constatou que se tratava de uma cobra rara com duas cabeças, da espécie Dasypeltis Inornata. O réptil é comedor de ovos e tem cerca de 30 centímetros de comprimento.

No Facebook, Nick disse que se surpreendeu com o chamado. "Foi uma visão tão estranha, ver essa cobra deformada. É um animal jovm, cerca de 30cm de comprimento. Foi bem interessante ver como se mexia. Às vezes, as cabeças tentavam ir em direções opostas umas das outras, outras, descansavam uma cabeça na outra. Essa parecia a forma mais eficaz de se mover", relatou.

O especialista contou ainda que o réptil está sob cuidados profissionais e avalia que a cobra teria um tempo de vida curto se fosse solta na selva, já que se movimenta lentamente. "Estou intrigado por saber se ele se pode alimentar sozinho ou não. Eles só comem ovos de pássaros, então terá que ser ovos pequenos", afirmou Evans.

Nick disse que se surpreendeu porque nunca tinha visto uma cobra de duas cabeças. Apesar de serem raras, a existência desses tipos de réptil já é conhecida há algum tempo e a condição é chamada de bicefalia. "Queremos tentar aprender o máximo possível com este pequeno", finalizou Nick Evans, ao agradecer pelo chamado do morador e pela oportunidade de resgate da cobra.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação