Direitos LGBTQIA+

Primeiros casais do mesmo sexo se casam na Suíça; veja fotos

No referendo realizado em setembro, os suíços deram um enfático 'sim' a favor do casamento entre pessoas mesmo sexo

Agence France-Presse
postado em 01/07/2022 12:15 / atualizado em 01/07/2022 12:15
(Da Esquerda para Direita) Daniel, Xavier, Laure e Aline reagem posando para uma foto na lateral de sua respectiva cerimônia de casamento em Genebra depois que a lei suíça casamento para todos entrou em vigor em 1º de julho de 2022.       -  (crédito: Fabrice COFFRINI / AFP)
(Da Esquerda para Direita) Daniel, Xavier, Laure e Aline reagem posando para uma foto na lateral de sua respectiva cerimônia de casamento em Genebra depois que a lei suíça casamento para todos entrou em vigor em 1º de julho de 2022. - (crédito: Fabrice COFFRINI / AFP)

Suíça celebrou nesta sexta-feira (01) o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo. O matrimônio igualitário foi aprovado em um referendo, celebrado a menos de um ano.

O país alpino alinhou-se com a maioria dos Estados da Europa Ocidental, por um caminho aberto pela Holanda em 2001.

Aline e Laure, de 46 e 45 anos, foram um dos primeiros casais a dizer "aceito" diante de seus familiares e amigos.

"Tenho o prazer de anunciar que estão oficialmente casadas", disse a prefeita de Genebra, Maria Barbey-Chappuis, que liderou a cerimônia pessoalmente.

"Já era tempo do casamento ser perfeitamente igualitário na Suíça", acrescentou a prefeita na declaração feita à AFP.

No referendo realizado em setembro, os suíços deram um enfático 'sim' a favor do casamento entre pessoas mesmo sexo. Foi infligida uma derrota esmagadora à seus oponentes, que classificavam a união como uma ameaça para o bem-estar das crianças.

O sim recebeu 64,1% dos votos e prevaleceu em todos os cantões do país, inclusive nos mais conservadores.

A Suíça descriminou a homossexualidade até 1942.

Antes de sexta-feira, os casais do mesmo sexo só eram permitidos a registrar uma união civil. No entanto, esse status não inclui os mesmos direitos do casamento, como a cidadania e adoção conjunta de crianças.

Os casais do mesmo sexo agora podem casar-se em cerimônias civis e desfrutar dos mesmos direitos que outros casais casados.

 

  • Laure (E) e Aline (D) após sua cerimônia de casamento em Genebra, após a lei suíça "casamento para todos" entrar em vigor em 1º de julho de 2022. Fabrice COFFRINI / AFP
  • Laure (esquerda) e Aline se beijam após a cerimônia de casamento em Genebra, depois que a lei suíça "casamento para todos" entrou em vigor em 1º de julho de 2022. Fabrice COFFRINI / AFP
  • (Da Esquerda para Direita) Daniel, Xavier, Laure e Aline reagem posando para uma foto na lateral de sua respectiva cerimônia de casamento em Genebra depois que a lei suíça 'casamento para todos' entrou em vigor em 1º de julho de 2022. Fabrice COFFRINI / AFP
  • Xavier (esquerda) e Daniel cortaram o bolo após a cerimônia de casamento em Genebra, depois que a lei suíça do "casamento para todos" entrou em vigor em 1º de julho de 2022. Fabrice COFFRINI / AFP
  • Daniel (esquerda) ao lado de Xavier enquanto a prefeita de Genebra Marie Barbey-Chappuis (direta) celebra sua cerimônia de casamento em Genebra após a lei suíça "casamento para todos" entrar em vigor em 1º de julho de 2022. Fabrice COFFRINI / AFP

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação