Japão

Shinzo Abe, ex-premiê do Japão, sofre parada cardiorrespiratória após ser baleado

O ex-primeiro ministro foi baleado no peito enquanto fazia um discurso em Nara. Ele estava em campanha eleitoral para a Câmara Alta. O pleito ocorrerá no domingo (10/7)

Pedro Grigori
postado em 08/07/2022 01:47 / atualizado em 08/07/2022 02:02
Shinzo Abe foi o primeiro-ministro a governar o Japão por mais tempo. Ele esteve no poder por oito anos, e renunciou em setembro de 2020 por problemas de saúde -  (crédito: CHARLY TRIBALLEAU / AFP)
Shinzo Abe foi o primeiro-ministro a governar o Japão por mais tempo. Ele esteve no poder por oito anos, e renunciou em setembro de 2020 por problemas de saúde - (crédito: CHARLY TRIBALLEAU / AFP)

O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, de 67 anos, teve uma parada cardiorrespiratória após ser baleado na altura do peito enquanto discursava em Nara, cidade no oeste do Japão. Segundo o Corpo de Bombeiros de Nara, ele foi levado inconsciente e sem sinais vitais ao Hospital Universitário Médico da cidade.

Confira o momento que Abe é atingido:

O tiroteio ocorreu próximo à estação rodoviária de Yamato-Saidaiji, na noite desta quinta-feira (7/7) — manhã de sexta-feira no horário local. Abe fazia campanha para o Partido Liberal Democrata nas eleições da Câmara Alta — equivalente ao Senado Federal no Brasil. O pleito está marcado para o próximo domingo, dia 10 de julho. 

Trabalhadores no local do crime após o ataque ao ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, em Nara
Trabalhadores no local do crime após o ataque ao ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, em Nara (foto: STR / JIJI PRESS / AFP)

Hirokazu Matsuno, secretário-chefe do gabinete do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, confirmou que houve um disparo por volta das 11h30 e que a polícia prendeu um homem. O suspeito se chama Tetsuya Yamagami, tem 42 anos e é ex-militar da marinha japonesa. A motivação ainda é desconhecida. 

Shinzo Abe foi o primeiro-ministro a governar o Japão por mais tempo. Ele esteve no poder por oito anos, e renunciou em setembro de 2020 por problemas de saúde.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação