Justiça

Príncipe Harry vence 1ª fase de processo por difamação contra jornal

O príncipe e sua esposa, Meghan Markle, decidiram se afastar da família real em 2019 e assim perderam o direito à proteção policial às custas dos contribuintes britânicos

Agência France-Presse
postado em 08/07/2022 11:54 / atualizado em 08/07/2022 11:55
 (crédito: Daniel LEAL / POOL / AFP)
(crédito: Daniel LEAL / POOL / AFP)

Londres, Reino Unido- Trechos de um artigo publicado pelo jornal britânico The Daily Mail sobre o príncipe Harry foram "difamatórios" pelo Tribunal Superior de Londres nesta sexta-feira(8/7).

Em fevereiro, o príncipe Harry apresentou uma ação judicial contra a Associated Newspapers, um dos maiores grupos de imprensa britânicos, após um artigo em sua edição de domingo, o Sunday.

Segundo sua defesa, o texto o acusava falsamente de "mentir", tentar manipular a opinião pública "cinicamente" e de "manter em segredo" seu recurso contra o governo para obter proteção policial no país.

O príncipe e sua esposa, Meghan Markle, decidiram se afastar da família real em 2019 e assim perderam o direito à proteção policial às custas dos contribuintes britânicos. Atualmente, eles vivem nos Estados Unidos.

O duque de Sussex se ofereceu para pagar estas despesas enquanto estava no Reino Unido e agora impugna nos tribunais a negativa interposta pelo Ministério do Interior. Este procedimento está em andamento.

Segundo o juiz Justice Nicklin, o artigo do Daily Mail pode sugerir que o príncipe "tentou enganar o público", o que se enquadraria em "difamação".

Segundo a lei britânica, agora corresponde ao jornal comprovar a veracidade das acusações.

Em suas declarações à corte em junho, Harry afirmou que o caso lhe causou "uma dor profunda, vergonha e angústia".

Em guerra declarada com os jornais, o príncipe culpa a imprensa pela morte de sua mãe Diana em 1997, quando ela sofreu um acidente de carro ao fugir de paparazzi em Paris.

O casal denunciou recentemente várias publicações por atentar contra a vida privada de sua família.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação