EXPLORAÇÃO SUBAQUÁTICA

Vídeo mostra detalhes dos destroços do Titanic em alta resolução; veja

A embarcação naufragou em 1912. Empresa captou as imagens em 8k, na Expedição Titanic 2022

Aline Gouveia
postado em 01/09/2022 13:21 / atualizado em 01/09/2022 13:22
 (crédito: Divulgação/Ocean Gate Expeditions )
(crédito: Divulgação/Ocean Gate Expeditions )

Com o objetivo de fornecer imagens cada vez mais detalhadas, a empresa de exploração científica Ocean Gate Expeditions comanda expedições subaquáticas, a fim de captar informações da embarcação que naufragou há 110 anos. Novas imagens do Titanic, feitas em resolução 8k, conseguiram revelar até o nome da fabricante de âncoras.

"Capturar essa filmagem em 8K nos permite aumentar o zoom e ainda ter qualidade 4K, que é fundamental para projetos de vídeo imersivos e de tela grande. Ainda mais notáveis são as cores fenomenais nesta filmagem”, diz Stockton Rush, presidente da OceanGate Expeditions.

As imagens foram feitas em 8k
As imagens foram feitas em 8k (foto: Divulgação/Ocean Gate Expeditions )

O vídeo em alta resolução também fornece detalhes da proa, âncora de bombordo, uma corrente que cada elo pesa quase 91kg e o porão de carga. "Um dos clipes mais incríveis mostra uma das caldeiras de ponta única que caíram no fundo do oceano quando o Titanic se partiu em dois. Notavelmente, foi uma das caldeiras de extremidade única que foi detectada pela primeira vez quando o naufrágio do Titanic foi identificado em 1985”, aponta o especialista Rory Golden.

A expectativa é que, com a evolução da qualidade das imagens, seja possível identificar as espécies observadas dentro e ao redor do resto da embarcação. Além de poder documentar com mais precisão os elementos dos destroços e taxa de decaimento do Titanic.

Confira o vídeo em 8k


“As luzes verdes que você vê quando vemos a âncora de bombordo são do sistema de escalonamento a laser. Este sistema nos permite determinar com precisão o tamanho dos objetos que estamos olhando na câmera e através da janela principal do submersível Titan. A distância entre as duas luzes verdes é de 10 centímetros”, explica PH Nargeolet.

A Expedição Titanic, promovida pela Ocean Gate Expeditions, ocorreu em 2021 e em 2022, e está prevista para ser continuada em maio de 2023.

“Ao comparar filmagens e imagens de 2021, vemos pequenas mudanças em certas áreas do naufrágio. Nossa equipe científica revisará as imagens em 8k, 4k e outras filmagens capturadas durante a Expedição Titanic 2022 para quaisquer alterações. Ter especialistas a bordo do submersível Titan quando mergulhamos permite que eles avaliem o naufrágio por meio de observação direta, guiem nossa exploração de diferentes características do naufrágio e continuem seu estudo usando as imagens”, conclui Rush.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação