A recém empossada primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, lamentou a morte da rainha Elizabeth II e relembrou o legado que a monarca deixa após 70 anos de reinado. Segundo ela, Elizabeth era "amada e admirada em todo o mundo".
Como manda o protocolo, a primeira-ministra britânica foi a primeira a se pronunciar sobre a morte da rainha, que ocorreu nesta quinta-feira (8/9), na Escócia. Aos britânicos, a premiê relembrou que a rainha trabalhou até o último momento. "No começo dessa semana, aos 96 anos, estava determinada a manter seu dever e me empossar como primeira-ministra", disse. A nova premiê assumiu o cargo nesta terça-feira (6/9), quando teve uma reunião com a rainha Elizabeth II, um dos últimos compromissos oficiais da monarca.
Liz Truss ainda anunciou que Charles, o filho mais velho da rainha, será o próximo rei, e que passará a usar o nome Charles III. "Ela deixa um grande legado e a coroa será deixada para o rei Charles III. Com a família da rainha, estamos em luto e apoiamos o rei para ajudá-lo a cumprir essa responsabilidade", afirmou. A premiê finalizou o discurso saudando o novo monarca. "Deus salve o rei", disse.
Charles deve ser declarado rei nesta sexta-feira (9/9). A rainha Elizabeth morreu nesta quinta-feira, no Castelo de Balmoral, na Escócia.
Saiba Mais
-
Mundo
Morre rainha Elizabeth II, aos 96 anos, após 70 anos de reinado
-
Mundo
Relembre a primeira e única visita que a família real britânica fez a Brasília
-
Mundo
Saiba como funciona a sucessão ao trono após a morte da rainha Elizabeth II
-
Mundo
Colunista conta como foram os dois encontros com a Rainha Elizabeth II
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo