VATICANO

Papa Francisco denuncia "cadáveres torturados" encontrados na Ucrânia

O governo ucraniano anunciou na semana passada a descoberta de centenas de sepulturas em uma floresta perto da cidade de Izium

Agência France-Presse
postado em 21/09/2022 10:24 / atualizado em 21/09/2022 10:24
 (crédito: Andreas SOLARO / AFP)
(crédito: Andreas SOLARO / AFP)

Cidade do Vaticano, Santa Sé- O papa Francisco denunciou nesta quarta-feira (21/9) as "monstruosidades" e os "cadáveres torturados" na Ucrânia, onde está atualmente seu representante, o cardeal Konrad Krajewski.

"Gostaria de falar da situação terrível da Ucrânia, martirizada. O cardeal Krajewski viajou para lá pela quarta vez, está ajudando na região de Odessa (sul) e em seus arredores", declarou o pontífice após a audiência geral.

"Me falou sobre a dor do povo, a barbárie, as monstruosidades, os cadáveres torturados encontrados", disse Francisco.

O governo ucraniano anunciou na semana passada a descoberta de centenas de sepulturas em uma floresta perto da cidade de Izium (leste), recentemente retomada pelas forças de Kiev do exército russo, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mencionou "novas provas de tortura" em Izium, onde "o processo de exumação prossegue".

A Rússia negou as acusações. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, as chamou de "mentiras" na segunda-feira.

O papa Francisco tenta estabelecer um equilíbrio delicado entre a condenação de uma guerra "cruel" e a manutenção do diálogo com Moscou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação