Austrália

Corrida contra o tempo para salvar baleias encalhadas em praia da Austrália

Na quarta-feira, quase 230 baleias-piloto foram encontradas na praia e, desde então, os socorristas e moradores trabalham para tentar salvar os mamíferos

Agência France-Presse
postado em 23/09/2022 10:03 / atualizado em 23/09/2022 10:12
 (crédito: Glenn NICHOLLS / AFP)
(crédito: Glenn NICHOLLS / AFP)

Ocean Beach, Austrália- As equipes de resgate australianas trabalhavam nesta sexta-feira (23/9) para tentar salvar as últimas baleias-piloto encalhadas em uma praia da Tasmânia, onde mais de 200 animais morreram esta semana.

Menos de 10 cetáceos continuam vivos em Ocean Beach, informaram as autoridades locais.

"A prioridade continua sendo o resgate e libertação dos animais restantes", afirmou Brendon Clark, diretor do Departamento de Parques e Vida Selvagem da Tasmânia.

Três cetáceos ainda não foram socorridos porque estão muito afastados da costa e devido às difíceis condições da maré, explicou.

Mais de 30 baleias foram liberadas na quinta-feira, mas algumas voltaram a ficar encalhadas em Ocean Beach.

Na quarta-feira, quase 230 baleias-piloto foram encontradas na praia e, desde então, os socorristas e moradores trabalham para tentar salvar os mamíferos.

Macquarie Harbour, região do fenômeno, foi cenário há dois anos do encalhe de quase 500 baleias-piloto, o maior já registrado no país. Mais de 300 morreram, apesar dos esforços para resgatá-las nas águas glaciais da Tasmânia.

O motivo para o encalhe é desconhecido.

Os cientistas sugerem que o fenômeno pode ser provocado por animais que perderam o rumo depois de procurar alimentos perto da costa.

As baleias-piloto, que podem atingir seis metros, são muito sociáveis e costumam seguir os companheiros de grupo que entram em situações de perigo.

Em algumas ocasiões, isto acontece quando baleias idosas, doentes ou feridas nadam até a costa e outras integrantes do grupo as seguem, em uma tentativa de responder aos sinais de socorro da baleia que ficou encalhada.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação