Saúde

Peru decreta alerta por dengue ao registrar 75 mortos neste ano

O número de casos de dengue no país é 88% maior do que o registrado na mesma época do ano passado

Agência France-Presse
postado em 25/09/2022 00:43
 (crédito: LUIS ROBAYO/AFP)
(crédito: LUIS ROBAYO/AFP)

O Peru decretou alerta epidemiológico nacional neste sábado (24/9), devido ao aumento dos casos e mortos por dengue no país. Um boletim do Ministério da Saúde informou que a medida foi formulada "diante do aumento dos casos e da ocorrência de surtos de dengue no país", e que centros de saúde públicos e privados foram notificados.

Até o momento, foram reportados 58.117 casos, 88% a mais do que no mesmo período de 2021. O número de óbitos aumentou 168%, passando de 28 em 2021 para 75 em 2022, segundo dados do Ministério da Saúde.

Os departamentos mais afetados são Piura, Loreto, San Martín, Junín, Cajamarca, Ucayali, Cusco, Amazonas, Huánuco e Madre de Dios, quase todos localizados em áreas de selva no norte, centro e sul do Peru. "O mosquito transmissor Aedes aegypti está espalhado por 22 regiões (departamentos), 94 províncias e 528 distritos do país", detalhou o boletim do Ministério da Saúde. A incidência mais alta é registrada em Piura e Madre de Dios, com 175 pessoas afetadas a cada 100.000 habitantes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação