Estados Unidos

Biden anunciará plano para acabar com a fome e reduzir doenças nos EUA

De acordo com a Casa Branca, o plano será "alcançar a meta de acabar com a fome e reduzir as doenças relacionadas com a alimentação nos Estados Unidos até 2030"

Agência France-Presse
postado em 27/09/2022 11:13 / atualizado em 27/09/2022 11:13
 (crédito: Kevin Dietsch / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
(crédito: Kevin Dietsch / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

Washington, Estados Unidos- O presidente Joe Biden quer que os americanos mudem seus hábitos alimentares e, nesse sentido, planeja anunciar, em uma conferência na quarta-feira (28/9), um plano para acabar com a fome nos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, melhorar a dieta para enfrentar a crise da obesidade e outras doenças relacionadas com a alimentação.

O presidente democrata falará na conferência "Fome, Nutrição e Saúde", organizada na Casa Branca. Será o primeiro encontro desse tipo em mais de meio século e reunirá líderes governamentais, acadêmicos e ativistas que buscam um país com população mais saudável, disse um membro do alto escalão do governo.

De acordo com a Casa Branca, o plano será "alcançar a meta de acabar com a fome e reduzir as doenças relacionadas com a alimentação nos Estados Unidos até 2030".

A iniciativa de Biden se baseia, em parte, em ordens executivas e, em parte, também requer aprovação do Congresso. É "ambiciosa, mas alcançável", afirmou a mesma fonte, que falou com a imprensa sob condição de anonimato.

Mais de 50 anos depois de o então presidente Richard Nixon realizar uma cúpula similar sobre alimentação, "os Estados Unidos ainda precisam acabar com a fome e enfrentam uma crise de saúde urgente relacionada à nutrição", declarou a Casa Branca.

Isso inclui o aumento de casos de doenças relacionadas com a alimentação, como diabetes tipo 2, obesidade, hipertensão e certos tipos de câncer.

"As consequências da insegurança alimentar e doenças relacionadas com a dieta são significativas e de longo alcance e afetam, de maneira desproporcional, comunidades historicamente carentes", insistiu a Casa Branca em um comunicado.

“Não existe uma receita mágica para superar esses problemas complexos”, acrescentou a Casa Branca, ressaltando que muitas dessas doenças são evitáveis.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação