Itália

Governo de extrema-direita de Giorgia Meloni presta juramento na Itália

Durante a cerimônia, Meloni e seus 24 ministros prometeram, um por um, "respeitar a Constituição e as leis"

Agence France-Presse
postado em 22/10/2022 10:33 / atualizado em 22/10/2022 10:33
O presidente italiano Sergio Mattarella (2º E) recebe a nova primeira-ministra Giorgia Meloni (centro) ao chegar para a cerimônia de posse do novo governo italiano -  (crédito: FABIO FRUSTACI / ANSA / AFP)
O presidente italiano Sergio Mattarella (2º E) recebe a nova primeira-ministra Giorgia Meloni (centro) ao chegar para a cerimônia de posse do novo governo italiano - (crédito: FABIO FRUSTACI / ANSA / AFP)

O Executivo de extrema-direita liderado por Giorgia Meloni, a primeira mulher a ocupar o posto de chefe de Governo na Itália, prestou juramento neste sábado (22/10) diante do presidente da República, Sergio Matarella.

Durante a cerimônia, que aconteceu no Palácio do Quirinal em Roma, Meloni e seus 24 ministros prometeram, um por um, "respeitar a Constituição e as leis".

A transferência de poderes entre Mario Draghi e Giorgia Meloni e a primeira reunião do conselho de ministros no Palácio Chigi, sede do governo, acontecerão na manhã de domingo.

Pouco depois de sua nomeação como primeira-ministra na sexta-feira, Meloni publicou uma mensagem no Twitter em que apresentava seu governo como "um Executivo de alto nível que será capaz de trabalhar rapidamente para responder às emergências da nação e de seus cidadãos".

A romana de 45 anos conquistou uma vitória histórica nas eleições legislativas de 25 de setembro e conseguiu "desdemonizar" seu partido 'Fratelli d'Italia' (Irmãos da Itália) para chegar ao poder exatamente um século depois da ascensão do ditador fascista Benito Mussolini, do qual é admiradora.

Graças a sua coalizão com a Liga, partido de ultradireita e anti-imigração de Matteo Salvini, e o Força Itália de Silvio Berlusconi, Meloni terá maioria absoluta tanto na Câmara dos Deputados como no Senado.

Neste sábado, os nomes e fotos do novo governo ocupavam as primeiras páginas dos jornais.

A lista de 24 ministros, que inclui seis mulheres, reflete o desejo de Meloni de tranquilizar os aliados da Itália, temerosos com a chegada ao poder em um país fundador da União Europeia do governo mais à direita e eurocético desde 1946.

A designação como ministro das Relações Exteriores e vice-primeiro-ministro de Antonio Tajani, ex-presidente do Parlamento Europeu e membro do Força Itália, foi celebrada pelo presidente do Partido Popular Europeu, o alemão Manfred Weber, como "garantia de uma Itália pró-Europa e pró-Otan".

Outro acendo a Bruxelas foi a designação de Giancarlo Giorgetti, representante da ala moderada da Liga e ministro durante o governo Mario Draghi, como titular da pasta da Economia.

Matteo Salvini também recebeu o cargo de vice-primeiro-ministro, mas terá que se contentar com o ministério de Infraestruturas e Transportes, em vez da parta do Interior que desejava.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, felicitou Meloni neste sábado e afirmou que espera uma "cooperação construtiva" com seu governo.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, felicitou Meloni e afirmou em um comunicado: "Como líderes do G7, espero seguir avançando em nosso apoio à Ucrânia, responsabilizar a Rússia por sua agressão, garantir o respeito aos direitos humanos e valores democráticos e construir um crescimento econômico sustentável.

"A Itália é um aliado vital da Otan e sócio próximo", completou o presidente americano.

Berlusconi e Putin

Em um momento de dificuldades para a terceira maior economia da zona do euro, consequência da crise energética e da inflação, que afetam a Europa em geral, a missão de Meloni será complicada, em particular para para conservar a unidade de uma coalizão que já mostra fissuras.

Salvini e Berlusconi aceitam a contragosto a autoridade de Meloni, cujo partido recebeu 26% dos votos, contra apenas 9% para a Liga e 8% para o Força Itália.

A imprensa registrou vários confrontos entre os três líderes políticos durante a distribuição de cargos no Parlamento e no ministério.

Meloni, pró-Otan e favorável ao apoio à Ucrânia contra a Rússia, enfrentou nesta semana as polêmicas declarações de Berlusconi, que disse ter "retomado" o contato com o presidente russo, Vladimir Putin, e culpou Kiev pela guerra.

Meloni se viu obrigada a explicar na quarta-feira que a Itália "é uma parte plena e de cabeça erguida" da UE e da Otan.

Desafios econômicos

Talentosa oradora, esta cristã conservadora, hostil aos direitos LGBT+ e que tem como lema "Deus, pátria, família", prometeu não mudar a lei que autoriza o aborto.

O governo enfrentará muitos desafios, especialmente os econômicos.

A inflação no país atingiu 8,9% em setembro em ritmo anual e a economia pode entrar em recessão técnica no próximo ano.

As margens de manobra Roma são limitadas por uma enorme dívida de 150% do Produto Interno Bruto (PIB), a segunda maior proporção da zona do euro, atrás apenas da Grécia.

A primeira-ministra, notoriamente eurocética, desistiu de estimular a saída da zona do euro, mas prometeu defender com mais força os interesses italianos em Bruxelas.

O crescimento italiano também dependerá dos quase 200 bilhões de euros de subsídios e empréstimos concedidos pela UE no âmbito do fundo de recuperação pós-pandemia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação